Chapeu

Cursos

1Onda

Mato Grosso do Sul é homenageado na Festa da Copa Coamo

Data: 27/07/2011 00:00

Um momento para ficar na história e registrado na memória de cada um que esteve presente na final da 11ª Copa Coamo no último sábado (23), no ginásio de esportes da Arcam, em Campo Mourão. Assim foi a fase final do evento que reuniu cerca de cinco mil pessoas entre cooperados, familiares, diretoria e funcionários Coamo, autoridades e convidados. A Copa Coamo é considerada o maior evento esportivo rural do país e na sua 11ª edição, prestou homenagem ao estado do Mato Grosso do Sul, na pessoa dos produtores associados da Coamo das regiões de Amambaí, Aral Moreira, Laguna Carapã, Caarapó e Ponta Porá, presentes à fase final. Também aconteceu apresentação de danças do grupo folclórico Camalote, da capital Campo Grande (MS), das madrinhas das delegações, e da pira - um dos pontos altos do cerimonial de abertura. Motivos que encantaram e provocaram emoções no grande público que prestigiou esta grande festa do cooperativismo. Veja fotos AQUI

Antes da entrada das bandeiras e desfiles das trinta e três equipes finalistas, foram realizadas apresentações musicais, folclóricas e artísticas. Logo após o cerimonial os atletas entraram em campo para mostrar seu talento em busca de bons resultados.

Grandes campeões - Após as disputas de 44 jogos e mais de 1.300 minutos de bola rolando, o título da Copa Coamo 2011 ficou com o Município de Cândido de Abreu. Na final, a equipe Amigos do Darce venceu o Araucária, de Mangueirinha, pelo placar de 5 a 2. Em terceiro lugar, o Vira Copos, de Boa Esperança, fruto da vitória sobre o Sambati/Piquiri, por 3 a 0. A cerimônia de encerramento foi prestigiada pelos diretores, membros dos Conselhos de Administração e Fiscal, superintendentes e gerentes da Coamo, cooperados e prefeitos dos Municípios de Campo Mourão, Mangueirinha e Cândido de Abreu.

O presidente da Ocepar, João Paulo Koslovski, destacou a Copa Coamo que apresentou a segunda face do cooperativismo. “É a Coamo dando um belo exemplo, a desenvolver o espírito de cooperação e solidariedade também no esporte. Além de ser um exemplo de que cooperativismo esta inserido dentro do desenvolvimento econômico e social de milhares de paranaenses”, conta.

Outro ponto forte do evento foi a organização de todos os envolvidos. Um evento grande que reuniu 33 equipes na disputa da final, mas que não deixou a sua grandeza atrapalhar essa disciplina. O secretário de Esportes de Lazer do Paraná, Evandro Rogério Roman, salienta que o sucesso da copa Coamo vem do comprometimento de toda equipe. “Esse exemplo de disciplina mostra o controle de todos os que estão envolvidos e é um exemplo para outras competições. Em primeiro lugar deve imperar o princípio do cooperativismo e do esporte, onde o lazer integra e une”, reforça.

Nelson Tureck, Prefeito de Campo Mourão, disse da sua emoção em participar da grande festa da família Coamo. “É de arrepiar e se emocionar, de se ver tanto civismo, disciplina e um patriotismo grande, marcado pelo orgulho dos produtores. A Coamo é orgulho do Paraná, que agrega, multiplica e distribui renda e riqueza para cidades e Estados onde está presente”.

O senador do Paraná e também cooperado da Coamo no Vale do Ivaí, Sérgio Souza, disse que a cooperativa promove um evento ímpar, que não tem igual. “As pessoas participam com vontade, elas estão aqui, entusiasmadas, trazem suas famílias para se divertirem e participar dessa festa”diz.

Diante de tantos aspectos positivos, o Presidente da Coamo, José Aroldo Gallassini tem motivos para comemorar. O dia foi contemplado pelo bom tempo e marcado pela disciplina. “Todos já sabem da seriedade que envolve o trabalho, da integração que causa entre cooperados, funcionários e diretoria da Coamo. Foi um sucesso total e uma alegria muito grande, onde encerramos mais uma edição da Copa Coamo”, enfatiza.

Mato Grosso do Sul

Um tema diferente é apresentado a cada edição da Copa Coamo de Cooperados. Em 2005, o tema foi “Rio Grande do Sul” e em 2007 foi o Estado do Paraná, em 2009 Santa Catarina.

Para este ano, o tema desta festa de abertura é o Estado do Mato Grosso do Sul. E viva os sul-matogrossenses!
Pensando em motivos que pudessem retratar o Estado do Mato Grosso do Sul. A organização desta festa idealizou e preparou com muito carinho alguns dos símbolos do estado sul-matogrossense.

O motivo que inspirou a pira deste ano da Copa Coamo que todos os senhores e senhoras verão dentro de instantes, simboliza as belezas do Mato Grosso do Sul.

Entre as imagens que retratam e embelezam o Mato Grosso do Sul estão o Pantanal, suas cachoeiras, suas aves, sua culinária e sua música. Mato Grosso do Sul tem uma extensão territorial de 357 mil quilômetros quadrados e uma população de dois milhões duzentos e sessenta e cinco mil habitantes. Tem clima tropical, quente e semiúmido. Situado na região Centro-Oeste do país é uma terra de um povo alegre e hospitaleiro, que faz fronteira com dois países da América do Sul (Bolívia e Paraguai), e com os estados mais desenvolvidos do Brasil (São Paulo, Paraná, Mato Grosso, Goiás e Minas Gerais). As influências dessas fronteiras compõem a pluralidade da cultura regional nos costumes, culinária e música.

Suas cidades preservam as tradições e histórias; seus rios também atraem amantes da pesca do mundo todo.
E o cenário com as paisagens do Pantanal e as quedas d´água representam suas belezas naturais preservadas, como a Serra da Bodoquema, onde está localizado o município de Bonito, que ganhou por sete vezes o prêmio de melhor destino de ecoturismo do Brasil. Mato Grosso do Sul tem Amambaí, tem Aral Moreira, tem Laguna Carapã, tem Lagunita, tem Caarapó, tem Ponta Porã que tem Coamo no estado sul-matogrossense.
 

logo

© Sistema OCB/MS 2024. Todos os direitos reservados

localizacao

Av. Ceará, 2245 - Vila Célia
Campo Grande/MS