Chapeu

Cursos

1Onda

OCB consegue suspensão da aplicacão do ICPC-14

Data: 14/11/2011 00:00

Na manhã desta sexta-feira (11/11), o superintendente da Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB), Renato Nobile, acompanhado do analista Tributário, Edimir Santos, e do assessor Jurídico, Adriano Alves, foi recebido pelo presidente do Conselho Federal de Contabilidade, Juarez Carneiro, para uma audiência na sede do CFC.

Há cerca de dois anos, a OCB vem discutindo com o Comitê de Pronunciamentos Contábeis do CFC a possibilidade de alterações na interpretação técnica ICPC-14, no que diz respeito à transferência das cotas-partes de cooperados do patrimônio líquido para o passivo no balanço patrimonial das cooperativas. O objetivo da reunião de hoje era conseguir a suspensão da aplicação da interpretação, que passaria a vigorar a partir de 1º de janeiro de 2012. “Tivemos sucesso no nosso pleito. O CFC se comprometeu a editar uma Resolução para que novos estudos sejam realizados e uma nova posição em conjunto seja firmada”, explicou o analista Edimir Santos.

A proposta apresentada pelo presidente do CFC é que o sistema cooperativista se articule para conseguir apoio dos demais países latino-americanos, de forma que a questão não seja apenas local. “Por meio de um trabalho em conjunto, as demandas dos países latinos terão mais poder de persuasão nas reuniões do IASB, entidade responsável pela edição das normas contábeis internacionais”, afirmou Carneiro.

 

logo

© Sistema OCB/MS 2024. Todos os direitos reservados

localizacao

Av. Ceará, 2245 - Vila Célia
Campo Grande/MS