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Programa de Desenvolvimento de Secretárias- Módulo I

Data: 08/08/2011 00:00

APRESENTAÇÃO
O Programa de Desenvolvimento de Secretárias de Cooperativas foi desenvolvido para atender a demanda das cooperativas de Mato Grosso do Sul para a capacitação das secretárias dos diversos ramos de cooperativas nas áreas de: comunicação oral e escrita, qualidade no atendimento e gestão secretarial.

 


OBJETIVO
Aprimorar o processo de gestão secretarial das cooperativas através da qualificação das secretárias de cooperativas, conhecendo as técnicas adequadas de comunicação, atendimento e gestão secretarial.
Apresentar às secretárias a importância de direcionar sua atuação para a gestão de resultados, de acordo com os objetivos e metas da cooperativa em que atua. Discutir como otimizar o grau de assessoramento aos níveis decisórios, identificando os indicadores de resultado e ajustando suas metas para atingi-los. Treinar a proatividade e atitude, sintonizando-se características do negócio, mercado, clientes e executivos assessorados. Conscientizar as secretárias do seu papel, otimizando a gestão de pessoas, processos, projetos, atuação em equipes e resultados. Praticar a atuação das secretárias, ampliando suas competências e habilidades necessárias ao sucesso.

 

A QUEM SE DESTINA
Secretárias das Cooperativas do Estado de Mato Grosso do Sul. Serão disponibilizadas 30 vagas. O participante deverá cursar todas as disciplinas e obter 75% de frequência em cada uma delas.

 

 


PROGRAMA


MÓDULO I: COMUNICAÇÃO ORAL E ESCRITA (16h)
A importância da comunicação verbal; a comunicação assertiva; como vencer a insegurança de se expor e superar o nervosismo; emoção e expressão corporal na oratória; movimentos inadequados, postura e gestos; aparelho fonador: aprendendo a colocar a voz e a pronunciar as palavras; o que, como, quando, onde e para quem falar; vícios de linguagem; formas de iniciar uma apresentação; argumentação; conclusão; estruturação do discurso; como utilizar os recursos instrucionais; uso correto do microfone; técnicas de elaboração de visuais; como causar impacto e motivar o público; como lidar com a imprensa escrita, falada e televisada;
A redação: características modernas - desenvolvendo textos velozes para um mundo veloz; eficácia na comunicação escrita - utilizando palavras apropriadas ao universo corporativo; qualidades do texto - despertando o interesse do leitor; utilizando técnicas com alto teor informativo e baixa redundância; obstáculos à comunicação.
Considerações gerais sobre redação técnica: correspondência: definição e tipos básicos; a correspondência e a imagem da empresa; características da correspondência eficaz.
Tipos de texto: carta comercial; memorando; ofício; ata; relatório.
Correspondência eletrônica: a internet como ferramenta de trabalho; como elaborar e-mails perfeitos; o monitoramento de e-mails; crimes virtuais.
As dúvidas nossas de todo dia: do emprego do hífen; da ocorrência da crase; do registro das horas; dos pronomes de tratamento; do Emprego de abreviaturas; fugindo do gerundismo, clichês e palavras-curingas; conhecendo as armadilhas do pleonasmo e dos neologismos.

Instrutora: Maria Stela Bomfim - Licenciatura Plena e Bacharel em Letras – Português/Inglês e Literaturas pela Fundação Técnico-Educacional Souza Marques – Rio de Janeiro/RJ; Especialização – Didática e Metodologia do Ensino Superior pela Universidade Estácio de Sá – Rio de Janeiro/RJ; Especialização – Língua Portuguesa/Linguística pela Universidade Federal Fluminense – Niterói/RJ; Mestrado em Linguística Portuguesa pela Universidade Autônoma de Assunção – Paraguai; Professora de Língua Portuguesa, Técnicas de Redação e Comunicação Secretarial no curso de Secretariado Executivo Bilíngue; Professora de Gestão Secretarial e de Redação Empresarial; Professora de Leitura e Produção de Texto no curso de Biblioteconomia.


 

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