Chapeu

Cursos

1Onda

Safra de grãos tem crescimento histórico

Data: 13/05/2010 00:00

O ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Reinhold Stephanes, anunciou nesta quinta-feira (6) que a estimativa para a safra de grãos 2007/2008 será de 139,3 milhões de toneladas, totalizando um aumento de 5,8%. As informacões são do sexto levantamento nacional realizado pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).


 


Ao lado do presidente da Conab, Wagner Rossi, e do diretor da companhia, Silvio Porto, o ministro destacou que, embora o crescimento da área plantada tenha sido pequeno (1,2%), 'a produtividade melhorou em quase todos os setores. Tivemos um crescimento histórico', comemorou Stephanes.


 


Os grãos que mais contribuíram para o incremento recorde foram a soja, com 59,6 milhões de toneladas, o milho, com 55,3 milhões e o arroz, com 12 milhões. O feijão, em contrapartida, teve safra de 1,35 milhão de toneladas, sinalizando uma queda 3,6%. O volume e a má distribuicão das chuvas determinaram a queda da producão e o aumento do preco da saca que, hoje está em torno de R$150 no Paraná, por exemplo.


 


O ministro da Agricultura acredita que a situacão pode mudar na colheita da segunda safra do feijão. 'A gente espera que, em abril, o preco da saca volte a ficar abaixo dos R$ 100', afirmou com otimismo. 


 


As condicões climáticas favoráveis e o aumento da produtividade na região de Mato Grosso propiciaram um aumento de 2,2% na producão de algodão. O clima também foi responsável pelo crescimento de 71,5% no trigo, aliado à retomada de áreas anteriormente não cultivadas.

logo

© Sistema OCB/MS 2024. Todos os direitos reservados

localizacao

Av. Ceará, 2245 - Vila Célia
Campo Grande/MS