Chapeu

Cursos

1Onda
Movimento de responsabilidade social do cooperativismo brasileiro, o Dia C – Dia de Cooperar completa 10 anos em 2019. A iniciativa que nasceu em Minas Gerais se expandiu por todo o país em sua última edição envolveu mais de 1,5 mil cooperativas de todo o país, beneficiando mais de 2 milhões de pessoas, por meio do trabalho de quase 121 mil voluntários segundo dados do Sescoop Nacional. 

Com o tema “Atitudes simples movem o mundo”, as cooperativas são estimuladas a desenvolver iniciativas de responsabilidade social nas comunidades em que atuam e assim contribuir para o alcance dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), preconizados pela Organização das Nações Unidas (ONU), agenda composta por metas que devem ser atingidas até o ano de 2030.

As ações podem ser tanto pontuais, em um único dia, ou projetos contínuos, que são mais duradouros e consequentemente tem maior potencial de geração de transformação para a comunidade atendida. 

Todos os anos, além das ações contínuas das cooperativas, o Dia C tem um dia especial para celebrar o voluntariado. O Dia escolhido é o primeiro sábado de julho, quando as cooperativas reúnem a comunidade, parceiros, empregados e cooperados para a conhecida e esperada Celebração do Dia C.

Como participar do Dia C?

As cooperativas que desejam desenvolver alguma ação ou projeto relacionado ao Dia C devem inscrever-se no site do movimento, http://diac.somoscooperativismo.coop.br/  informando sobre a iniciativa a ser desenvolvida e o público objetivo da ação.

As cooperativas participantes recebem kits de divulgação para participantes e voluntários do projeto. Após a conclusão da iniciativa a cooperativa deve lançar na plataforma do Dia C o relatório final contendo os resultados das atividades. 

Em Mato Grosso do Sul o movimento envolveu mais de 34 cooperativas e postos de atendimento, que por meio de mais de 2.100 voluntários impactaram as vidas de mais de 30 mil pessoas em 13 municípios do estado. 

Quer saber mais? Faça contato conosco por meio do e-mail renato@ocbms.org.br ou pelo telefone 67 3389 0200.
Logos
logo

© Sistema OCB/MS 2024. Todos os direitos reservados

localizacao

Av. Ceará, 2245 - Vila Célia
Campo Grande/MS