M
Monito
ramento
A área de monitoramento é ligada a Gerência de desenvolvimento do Sistema OCB/MS.
O Monitoramento tem objetivo principal de apoiar o desenvolvimento da cooperativa, por meio de um acompanhamento bem próximo de suas atividades.
A área congrega um conjunto de atividades integradas de diagnóstico e acompanhamento referentes à identidade, a governança, a gestão e o desempenho das cooperativas, para assim subsidiar o planejamento de ações que visem o desenvolvimento sustentável das mesmas.
O diagnóstico gera informações e conhecimento sobre o ambiente interno das cooperativas. Esse conhecimento, aliado à análise de condições do ambiente externo, é fundamental para a aplicação de soluções para promover o desenvolvimento humano, levando ao posterior desenvolvimento organizacional das cooperativas.
A Identidade Cooperativista visa a assegurar o respeito aos princípios e à legalidade cooperativista e contribuir para a prática daautogestão.
Nesse contexto são avaliados os seguintes critérios:
A Governança cooperativa visa acompanhar a direção estratégica, observando os fundamentos nos valores e princípios cooperativistas, que estabelece práticas éticas a fim de garantir a consecução dos objetivos sociais e assegurar a gestão da cooperativa de modo sustentável, em consonância com os interesses dos cooperados.
Esse eixo está baseado nas Boas Práticas de Governança Cooperativa e aborda os processos e resultados da cooperativa relativos aos seguintes agentes da governança:
A Gestão observa o modo de como a cooperativa busca atingir os objetivos aos quais se propõe. A gestão é materializada nas organizações por meio de um conjunto de processos de natureza gerencial que transformam informações em decisões, ações e resultados.
O modelo de referência utiliza como base as melhores práticas de mercado e considera que os processos devem ser planejados, executados a partir do planejamento feito, verificados quanto ao cumprimento do planejado e melhorados individualmente ou coletivamente, levando à melhoria contínua da organização. Ele aborda os processos e resultados da cooperativa relativos aos seguintes temas:
O desempenho acompanha como é realizado o controle e a utilização dos recursos da cooperativa, o alcance de diretrizes estabelecidas, impulsionando a performance e apoio ao processo de tomada de decisão. Ele também permite que apresentem seus resultados de forma transparente e confiável para as partes interessadas.
A análise de indicadores apenas financeiros pode resultar em uma avaliação limitada da competitividade de uma organização, assim consideramos diferentes condições setoriais e macroeconômicas a que estão sujeitas as cooperativas, de acordo com seus segmentos de atuação, por meio da definição e utilização de indicadores adequados às especificidades de cada atividade, de modo a respeitar, sempre que pertinente, a natureza do negócio.
A proposta de realizar um monitoramento completo da cooperativa, passando por esses quatro eixos visa criar um ciclo virtuoso de melhoria a partir da aplicação dos diagnósticos, cujos resultados, além de trazerem benefícios individuais para a cooperativa, também são fundamentais para a atuação mais efetiva do Sescoop no sentido de apoiar seu desenvolvimento.
Outra atividade desenvolvida é Assessoria a Assembleia Geral, onde a equipe de monitoramento acompanha esse processo no antes, durante e depois da realização da assembleia.
Antes, é auxiliando a cooperativa a preparar a realização da assembleia geral com atividades como:
© Sistema OCB/MS 2025. Todos os direitos reservados
Av. Ceará, 2245 - Vila Célia
Campo Grande/MS