14º CBC: Liderancas do MS discutem o futuro do cooperativismo
Data: 15/05/2019 00:00
Autor: OCB/MS
De 8 a 10 de maio, lideranças cooperativistas de todo o país se reuniram em Brasília para planejar e construir o futuro do cooperativismo brasileiro, durante o 14º Congresso Brasileiro do Cooperativismo (CBC), promovido pelo Sistema OCB. A ideia foi traçar estratégias para a próxima década. Os debates ocorreram em torno de seis principais temas: representação, gestão e governança, inovação, comunicação, intercooperação e mercado.
Mato Grosso do Sul foi com uma delegação com cerca de 40 pessoas, dentre eles dois jovens do concurso Embaixadores Coop. Os cooperativistas de MS tiveram uma atuação ativa no evento, tendo participantes em todas as sessões temáticas, representando o Estado em todas as esferas de discussão.
Estiveram presentes à solenidade de abertura o ministro interino da Agricultura, Pecuária e Abastecimento em exercício, Marcos Montes, o presidente da Aliança Cooperativismo Internacional, Ariel Guarco, a presidente da ACI Américas, Graciela Fernandez, o presidente da Frente Parlamentar do Cooperativismo (Frencoop), deputado Evair de Melo, o ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ), Paulo de Tarso Sanseverino, além de outros parlamentares.
Ao discorrer sobre o momento do cooperativismo, Márcio de Freitas discorreu sobre o slogan do 14º CBC – O cooperativismo do futuro se constrói aqui. Para o presidente da OCB, esse futuro almejado “é aquilo o que a gente desenha, imagina, sonha, compartilha e vai construir. O futuro não é um negócio que você fica esperando acontecer, precisa ser construído”, atestou.
No último dia do evento, o ministro-chefe da Casa Civil, Onyx Lorenzoni discursou para os mais de 1300 participantes e em nome do presidente da República, Jair Bolsonaro, Lorenzoni agradeceu a atuação dos cooperativistas. “Em nome do Brasil, quero agradecer a cada um de vocês fazerem do nosso país um exemplo. O trabalho de vocês é muito importante para a nação”, reconhece.
“Durante quase 12 anos, no meu início de carreira, lá no Rio Grande do Sul, atendia muitas cooperativas da bacia leiteira em torno da cidade de Porto Alegre. Sei bem como é a vida do produtor rural. Também tive a experiência de ter a vida da minha mãe salva por uma Unimed e, se Deus quiser, em 2019 ela comemora 88 anos”, discursou emocionado.
“O cooperativismo é algo que se renova, que gera emprego e renda e consolida os princípios que são a base de uma grande nação”, finaliza.
© Sistema OCB/MS 2024. Todos os direitos reservados
Av. Ceará, 2245 - Vila Célia
Campo Grande/MS