Chapeu

Cursos

1Onda

16 de outubro se comemora o Dia Internacional do Cooperativismo de Crédito

Data: 13/05/2010 00:00

O cooperativismo de crédito possui uma comemoracão internacional, que ocorre sempre na terceira quinta-feira do mês de outubro, em 2008 será neste dia 16. O tema do Dia Internacional das Cooperativas de Economia e Crédito (DIC) deste ano, é 'A cooperativa de crédito me pertence', que celebra a democracia econômica e a igualdade dos direitos de cada sócio. No cooperativismo de crédito o cooperado é mais que cliente, ele é dono.


A cooperativa de crédito é um empreendimento econômico-social, democrático e autogestionário regido pela Lei 5.764/71 e por Resolucões do Conselho Monetário Nacional(a principal é a de no. 3442/07) .


É uma instituicão financeira, formada por uma sociedade de pessoas, com forma e natureza jurídica própria, sem fins lucrativos e fiscalizada pelo Banco Central do Brasil. Quando um grupo de pessoas constitui uma cooperativa de crédito, o objetivo é propiciar crédito e prestar servicos financeiros de modo mais simples e vantajoso para seus associados.


No mundo são 177 milhões de cooperados em 96 países que se unem para celebrar o espírito cooperativista. É um dia para homenagear aquelas pessoas que dedicaram sua vida ao Movimento, para reconhecer a árdua atividade de quem trabalha atualmente no setor. No Brasil são cerca de 3 milhões de pessoas distribuídas em aproximadamente 1400 cooperativas que empregam quase 38 mil pessoas. Mato Grosso do Sul não fica fora, são 13 cooperativas, com aproximadamente 50 mil cooperados que empregam quase 600 pessoas.


O cooperativismo de crédito surgiu no Brasil no comeco do século XX, com acões oriundas principalmente no estado do Rio Grande do Sul. A primeira cooperativa de crédito surgiu em Nova Petrópolis, RS, em 1902. Mas, no final da década de 50, são introduzidas no Brasil as idéias do canadense Desjardins, criando o modelo de cooperativa de crédito mútuo, e, em 1958, foi criada a Cooperativa de Crédito Mútuo dos Empregados da Confederacão Nacional dos Bispos do Brasil, no Rio de Janeiro.


Há muita confusão entre as cooperativas de crédito e os bancos, mas há muita diferenca entre eles, ambos são entidades de intermediacão financeira, porém com foco bastante distintos. Enquanto os bancos privilegiam o capital e o acúmulo de patrimônio através de margens de lucros cada vez maiores, as cooperativas privilegiam as pessoas, gerando recursos para sua manutencão, expansão e diversificacão.
A atuacão do banco é de caráter eminentemente econômico, direcionando o capital para as aplicacões mais lucrativas, mesmo que desvinculadas de producão e consumo, que é o que gera a riqueza do país. A atuacão da cooperativa é de caráter mais social, atendendo prontamente as necessidades específicas dos cooperados e da sociedade onde está inserida, otimizando a distribuicão e a circulacão da renda, podendo e devendo atuar como agente de desenvolvimento local.


Aproveite este dia para aprofundar o conhecimento sobre os excelentes trabalhos que estão sendo desenvolvidos pelas cooperativas de crédito e envolva-se ainda mais nesta idéia! Qualquer pessoa pode se associar a uma cooperativa de crédito.


 

logo

© Sistema OCB/MS 2024. Todos os direitos reservados

localizacao

Av. Ceará, 2245 - Vila Célia
Campo Grande/MS