1º Encontro de Intercooperacão a forca do cooperativismo conta a presenca de liderancas do setor
Data: 06/09/2018 00:00
Autor: Gabriela Borsari
No dia 05 de setembro, em Maracaju, ocorreu o “1º Encontro de Intercooperação – a força do cooperativismo”, para celebrar o sucesso do convênio de intercooperação realizado entre a Sicredi Pantanal MS e Coopsema. Essa parceria de intercooperação permitiu a concessão de mais de R$ 50 milhões em recursos para associados de ambas as cooperativas que aderiram à operação de barter, para aquisição de fertilizantes soja safra 2018/2019 e milho safra 2019.
O evento foi prestigiado por associados das duas cooperativas, entre eles, o presidente do Sistema Famasul, Maurício Saito, do presidente da Aprosoja MS, Juliano Schmaedecke e do Secretário de Estado de Governo e Gestão Estratégica (Segov), Eduardo Riedel. O encontro foi aberto pelo presidente da Coopsema, Artêmio Júnior e do presidente da Sicredi Panatanal MS, Emerson Perosa.
“Estamos orgulhosos com esse projeto, pois isso devia ser algo natural, uma cooperativa utilizar produtos e serviços de outra cooperativa, só assim seremos mais fortes”, destacou Artêmio.
“A inercooperação é um dos princípios do cooperativismo e é importante fomentarmos isso, pois a riqueza gerada ficou aqui em Maracaju, a cidade e a comunidade também ganha com a intercooperação”, completou Emerson.
O presidente do Sistema OCB/MS, Celso Régis destacou que esse projeto servirá de exemplo para todo o Brasil e será um incentivo para as demais cooperativas. Celso Figueira, presidente da Central Sicredi Brasil Central, enalteceu que ao usar o serviço de uma cooperativa traz resultados para todos, desde o associado, a cooperativa e a comunidade. “Quando se fortalece a cooperativa todos ganham”.
A noite foi encerrada com a palestra “A importância da Intercooperação”, com o presidente do Sistema OCB/MS, Márcio Freitas. “Em detrimento de todo o caos que o mundo vive, o cooperativismo é a solução para diversos problemas e desafios, pois gera desenvolvimento local, valoriza o capital humano e é baseado em valores e princípios”.
Segundo ele, a intercooperação é a essência do cooperativismo, porque gera ganho em escala para todos. Ele ainda comentou sobre o cenário atual do País e da importância da articulação e união neste momento.
© Sistema OCB/MS 2024. Todos os direitos reservados
Av. Ceará, 2245 - Vila Célia
Campo Grande/MS