Chapeu

Cursos

1Onda

1º Fórum FENAM de Cooperativismo e Saúde Suplementar ocorre em Campo Grande

Data: 23/01/2017 00:00

Autor: Federação das Unimeds de MS

No dia de 20 janeiro, ocorreu o 1º Fórum FENAM de Cooperativismo e Saúde Suplementar, realizado pela FENAM (Federação Nacional dos Médicos) em parceria com o SinMed-MS (Sindicato dos Médicos de Mato Grosso do Sul) e Federação das Unimeds de MS. O evento reuniu dirigentes do Sistema Uni­med e integrantes de importantes entidades representativas da classe médica de todo o país. O fórum contou  com três mesas de debate que abordaram os temas:
 
1-Mercado de Saúde Suplementar e Legislação da ANS,
2-Plano de Saúde Acessível
3-Sistema Unimed – Panorama atual: “desafios e perspectivas” -; Custo assistencial e remuneração mé­dica no cooperativismo.
 
O objetivo do Fórum foi ampliar o conhecimento e promover o debate de temas relevantes à categoria. Segundo o presidente da FENAM, Dr. Otto Fernando Baptista esse evento é importante para a troca de experiências, pois o Brasil tem dimensões continentais. “Temos 450 mil médicos e entidades que têm papel representativo que precisam fazer que a classe médica evolua e se mantenha atualizada, além de defender o trabalho médico e sua qualidade. Essa integração entre as entidades é uma aliança que trará bons frutos aos profissionais e a população em geral”, declarou.
 
O fórum contou com a presença de diversas autoridades, uma delas foi o deputado federal, Dr. Luis Henrique Mandetta, principal defensor das reivindicações médicos na câmara federal, que elogi­ou a iniciativa do evento. “O sindicato precisa expandir o olhar e ver o cooperativismo como organização da força de trabalho e some nas negociações. É muito oportuno e inaugura uma nova fase, pois o coo­perativismo é uma excelente alternativa de organização para a força de trabalho medico”.
 
Dr. Valdmário Rodrigues Júnior, diretor de Integração Cooperativistas e Mercado da Unimed do Brasil também prestigiou o fórum e destacou a união das entidades em busca da defesa do honorários médicos, dignidade do trabalho médico. “Hoje é um marco na luta e na defesa do médico brasileiro. Pa­rabenizo os gestores das entidades que articularam esse evento que será o primeiro de muitos”.
 
Dr. Valdir Shigueiro Siroma, presidente do SinMed, também considera o evento um marco. “O pri­meiro fórum é importante para discutir a lei 13003 e tentar chegar num alinhamento entre a saúde suple­mentar e o cooperativismo, em diversos itens, desde normativos e honorários”.
 
O cooperativismo também esteve representado pelo presidente do Sistema OCB/MS, Celso Régis, que enalteceu o encontro. “O cooperativismo é a melhor forma de organização para os médicos, é a melhor forma de trabalhar e defender seus direitos”.
 
As entidades médicas tiveram participação atuante no fórum, como a presidente do CRM– Conselho Regional de Medicina de MS, que presidiu a segunda mesa de debate, Dra. Rosana Leite de Melo. “É importante pelo que o tange do trabalho medico na saúde suplementar que tem regras que devem ser cumpridas, mas discutidas entre todos, pois somos nós que executamos”. A presidente da AMMS (Associação Médica de Mato Grosso do Sul), Dra. Maria José Maldonado, que também presidiu umas das mesas, o fórum foi muito proveitoso e esclarecedor.  “Primeiro por informar como está a negociação da modificação dos contratos, após a lei 13003, entre os  médicos e os Planos de Saúde. Em resumo a palavra de ordem foi união de todos: médicos e entidades , Associação Médica, Sindicato e Conselho para a defesa profissional da profissão”, declarou.
 
O sistema Unimed de outros estados também participaram, como o Dr. Erleno Pereira de Aquino, presi­dente da Federação das Unimeds de Mato Grosso. “O sistema Unimed é um braço financeiro das enti­dades médicas e essa união é importante para articular as reivindicações e ganhar força”.
 
“A luta pelos honorários é de todos, por isso temos que nos unir e reivindicar pela dignidade do trabalho médico”, declarou o presidente da Federação das Unimeds de MS, Dr. Fernando Augusto Abdul Ahad.
logo

© Sistema OCB/MS 2024. Todos os direitos reservados

localizacao

Av. Ceará, 2245 - Vila Célia
Campo Grande/MS