5º Seminário de Líderes discute gestão, eficiência e competitividade
Data: 11/12/2017 00:00
Autor: Gabriela Borsari
No dia 8 de dezembro, no auditório da Casa do Cooperativismo ocorreu o 5º Seminário de Líderes. Esse evento teve o objetivo de ampliar o acesso das cooperativas à formação em gestão cooperativista, liderança e gestão de pessoas, alinhada as suas reais necessidades, com foco na eficiência e na competitividade. E foi prestigiado por lideranças do setor e autoridades, como Christiano Bertolotto, presidente da Aprosoja/MS, Maurício Saito, presidente da Famasul, Jaime Verruck, secretário secretário de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar (Semagro), deputado estadual, Prof. Rinaldo Moderto e Karla Tadeu Duarte de Oliveria, gerente geral do Sescoop.
O evento foi aberto pelo presidente do Sistema OCB/MS, Celso Régis que apresentou o movimento SomosCoop, uma campanha nacional de valorização das cooperativas brasileiras, seus cooperados e empregados. E evidenciou a importância da união do sistema para alcançar um mundo mais equilibrado, justo e feliz.
Todas as autoridades se destacaram o poder e a importãncia do cooperativismo na nossa economia, destacando a formação profssional e a formação de novas lideranças. Jaime Verruck ainda completou mostrando essa força. "O sistema cooperativista é o maior investidor do Mato Grosso do Sul nos últimos dois anos. As cooperativas ampliaram sua estrutura, atuação e investimentos, trazendo emprego e renda ao Estado, pois viram que podia crescer na crise. A gestão estruturada desses empreendimentos possibilitaram isso", declarou o secretário.
Karla destacou que a educação é o caminho para acompanhar as mudanças dos mundo atual. "É um grande desafio para o cooperativismo acompanhar esse novo cenário de tanta mudanças e a formação é o caminho", declarou.
O seminário ainda contou com a palestra “Panorama Macroeconômico” com Patrick Silva, especialista em Controladoria e Finanças. Ele frizou que devemos saber fazer a leitura dos cenários para mensurar os impactos. Ainda comentou sobre inflação, taxa de juros, PIB, mercado de trabalho, tecnologia e os riscos para 2018.
A segunda palestra foi “Desafios, Cooperação e Desenvolvimento”, com Carlos Hilsdorf, economista e consultor de empresas e profundo pesquisador do Comportamento Humano. Ele destacou as quattro razões do fracasso: o sucesso anterior, confiança no talento, satisfação com o resultado e confundir desafios com problemas.
A programação encerrou com a cerimônia de de formatura das turmas do Formacoop, Programa Desenvolvimento de Líderes, Programa de Formação de Conselheiros Ramos Agro e Crédito e um coquetel de confraternização.
© Sistema OCB/MS 2024. Todos os direitos reservados
Av. Ceará, 2245 - Vila Célia
Campo Grande/MS