Chapeu

Cursos

1Onda

Abertura da Semana do Cooperativismo reúne autoridades e cooperativistas

Data: 26/06/2023 16:35

Autor: OCB/MS

Na noite de sábado, 24 de junho, foi realizada a cerimônia de abertura da Semana do Cooperativismo de 2023, em Dourados, com a presença de autoridades e lideranças cooperativistas no Mato Grosso do Sul.

Estiveram presentes o presidente do Sistema OCB/MS, Celso Ramos Régis; o Governador do Estado do Mato Grosso do Sul, Eduardo Riedel, o Vice-Governador, José Carlos Barbosa; o Deputado Estadual e Coordenador da Frencoop/MS, Rinaldo Modesto; o Secretário de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação – Semadesc, Jaime Verruck; o Membro do Conselho Diretor do Sistema OCB/MS e Secretário de Estado de Saúde Maurício Simões; o Presidente da Câmara Municipal de Dourados, Laudir Munaretto e o Secretário de Agricultura Familiar, Ademar Zanatta, representando o Prefeito de Dourados, Alan Guedes.

O Presidente do Sistema OCB/MS destacou a importância das ações realizadas em conjunto pelas autoridades presentes: o Procoop, a Frencoop, a Lei da Política Municipal de Cooperativismo De Dourados, entre outras. “Tem sido um trabalho incansável de fortalecimento desse modelo de organização econômica da sociedade através do empreendimento cooperativo. O cooperativismo é ético, transparente, eficiente e cuida das pessoas. Essas ações têm feito a diferença, elas completam o que cada uma das nossas cooperativas têm feito. A força do nosso cooperativismo é muito grande.”

O Governador do Estado, Eduardo Riedel, pontuou a importância do cooperativismo no desenvolvimento do estado. “50% do investimento feito no estado, tirando os megaempreendimentos, são frutos de ação cooperativista e esse modelo faz com que a sociedade sul-mato-grossense se aproprie desse desenvolvimento. Vocês são fruto e retrato disso, vocês participam diretamente desse processo. Quando vemos que o estado é um dos que mais cresce no Brasil, com a menor taxa de desemprego e a menor taxa de pobreza extrema, o cooperativismo tem um papel fundamental nisso.”

O Secretário da Semadesc, Jaime Verruck, destacou as evoluções no âmbito do cooperativismo no Mato Grosso do Sul. “Estabelecemos um valor do FCO para as cooperativas, era zero e estabelecemos que 10% do valor total do FCO deve, obrigatoriamente, ir para o sistema cooperativo. Em 2015, tínhamos dois compromissos importantes com a OCB/MS, o primeiro era que a instituição pudesse ter uma cadeira no TAT, o Tribunal Arbitral Tributário do estado, para defender suas cooperativas, isso foi executado e hoje a OCB tem dois profissionais indicados para fazer a defesa de segunda instância de toda a questão tributária do estado. A segunda demanda era que a OCB/MS tivesse uma cadeira na Jucems, para que quando fosse registrado uma cooperativa no estado, os técnicos da instituição poderiam verificar e orientar. Isso também foi feito, a OCB/MS tem uma cadeira na Junta Comercial.”

Coordenador da Frencoop/MS, o Deputado Estadual Rinaldo Modesto enalteceu o destaque da Frencoop no estado. “Pela primeira vez na história da Assembleia Legislativa nós temos os 24 deputados signatários da Frente Parlamentar em Defesa do Cooperativismo e eu tive a honra e a alegria de criar essa frente no meu primeiro mandato. Estamos diante de uma instituição que possui aproximadamente meio milhão de cooperados, 12,5 mil empregos diretos, e praticamente R$800 milhões em tributos recolhidos nos cofres do nosso estado.”

Foi realizada a entrega da Agenda Institucional do Cooperativismo no Mato Grosso do Sul e do Panorama do Cooperativismo Sul-mato-grossense 2023. 

No evento também foi apresentado o selo comemorativo dos 45 anos da OCB/MS e lançado o VII Prêmio OCB/MS de Jornalismo, que faz parte das ações que vão celebrar o aniversário da instituição.

Após a cerimônia, os presentes puderam apreciar show do cantor Gabriel Sater.

logo

© Sistema OCB/MS 2024. Todos os direitos reservados

localizacao

Av. Ceará, 2245 - Vila Célia
Campo Grande/MS