AGE alinha procedimentos para emissão de CRA pela Copasul
Data: 12/09/2022 10:18
Autor: Copasul
A Copasul realizou na quinta-feira dia 8 de setembro uma Assembleia Geral Extraordinária que tratou da entrada da Copasul no mercado de capitais, através da emissão de Certificados de Recebíveis do Agronegócio (CRA).
Compuseram a mesa da AGE o presidente e o vice do Conselho de Administração da Copasul, Gervasio Kamitani e Nelson Antonini, e o presidente executivo Adroaldo Taguti. Participaram ainda da assembleia membros do CAD e do Conselho Fiscal da cooperativa, e demais cooperados que formaram o quórum necessário para o andamento da assembleia, a 115ª reunião realizada pela Copasul considerando AGOs e AGEs.
A Ordem do Dia da AGE colocou em votação a emissão de CPRF em favor da securitizadora que gerará os direitos creditórios vinculados aos (CRA), a constituição de garantias para assegurar o pagamento da CPRF e autorizar a Copasul a realização da emissão da CPRF, oferta dos CRAs, operação da securitização e assinar e se necessário aditar os documentos para referida operação.
Cada item da pauta foi explanado por Adriano Boigues, diretor financeiro, e Fernando Pereira, gerente da Controladoria, esclarecendo dúvidas que surgiam. Após a apresentação os itens foram submetidos à votação pelo presidente do CAD, Gervasio Kamitani. Todos os assuntos foram aprovados.
“Nós temos satisfação em viver este momento de crescimento da Copasul e na medida que as empresas crescem, a captação de recursos precisa ser de forma diversificada, com esta visão estamos acessando a opção de Mercado de Capitais. Tendo em vista o crescimento projetado para Copasul nos próximos anos, a ideia é fazer uma operação para conhecer a ferramenta e também se tornar conhecida pelo mercado”, destacou o presidente Gervasio.
A Copasul tem uma meta de faturamento de R$ 10 bilhões para até 2026 e, dentro desta projeção, estão inseridas ampliações e novos negócios que demandam capital para serem concretizadas. Entre elas, está a esmagadora de soja com capacidade para processamento de 3 mil sacas de soja por dia.
“A operação aprovada nesta AGE é mais uma operação de capital de giro e que de certa forma já estaria contemplada na autorização emitida pela AGO no início do ano, contudo ela tem características próprias que precisam de aprovação distinta das operações bilaterais. O CRA é uma ferramenta bem conhecida e utilizada pelo mercado, principalmente pelas grandes corporações”, explicou Fernando Pereira.
O edital para a AGE foi publicado no dia 25 de agosto de 2022 em jornal de grande circulação no Estado, além de ser fixado em locais de circulação dos associados nas unidades e divulgado em aplicativos de mensagens.
© Sistema OCB/MS 2024. Todos os direitos reservados
Av. Ceará, 2245 - Vila Célia
Campo Grande/MS