Agricultura de precisão avança no Senado
Data: 23/06/2022 08:10
Autor: OCB
A Comissão de Meio Ambiente (CMA), do Senado, aprovou a proposta que institui a Política Nacional de Incentivo à Agricultura e Pecuária de Precisão (PL 149/19), nesta quarta-feira (15). O relatório favorável ao texto é da senadora Kátia Abreu (TO), que integra a Frente Parlamentar do Cooperativismo (Frencoop). A matéria agora será apreciada pela Comissão de Agricultura e Reforma Agrária, em caráter terminativo.
Segundo o presidente do Sistema OCB, Márcio Lopes de Freitas, ampliar a utilização de boas técnicas na produção agropecuária reduz custos, diminui desperdícios e aumenta a produtividade. “Até pouco tempo entendíamos que agricultura de precisão se resumiam, basicamente, nas máquinas com receptores de GPS e a geração de mapeamento da produção. Atualmente, sabemos que abrange também medidas de manejo e gestão de toda a propriedade. O avanço da agricultura de precisão reflete diretamente no aumento da rentabilidade dos produtores rurais e as cooperativas são umas das principais vias de acesso a essas tecnologias. A relevância desta proposta também está na garantia da sustentabilidade ambiental, social e econômica”, afirmou.
A senadora Kátia Abreu reforçou que a proposta está alinhada aos compromissos do Brasil com os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), da Agenda 2030, da Organização das Nações Unidas (ONU). “Essa proposta é capaz de suprir as necessidades da geração atual, sem comprometer a capacidade de atendimento das necessidades das futuras gerações, com garantia de não esgotamento dos recursos naturais. A agricultura e pecuária de precisão também estão associadas ao conceito de agricultura 4.0, que utiliza tecnologia avançada para avaliar e acompanhar de maneira mais precisa as condições diferenciadas das áreas de atividades agronômicas, baseada no princípio da variabilidade do solo e clima”, destacou.
Além do Sistema OCB, o projeto também tem apoio e articulação do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), além de entidades do setor produtivo. O texto teve origem na Câmara dos Deputados e é de autoria do coordenador Sindical da Frente Parlamentar do Cooperativismo (Frencoop), deputado Heitor Schuch (RS). A proposta foi aprovada com maioria expressiva no Plenário da Câmara.
Segundo Schuch, o objetivo é garantir instrumentos essenciais para implantação da Agricultura 4.0. “A intenção é desenvolver o Agro baseado na pesquisa, no desenvolvimento tecnológico, na assistência técnica e na extensão rural, na qualificação e gestão dos recursos humanos”, declara. O texto contempla também parcerias com entidades públicas e privadas como uma das prioridades da política de incentivo à agricultura de precisão.
© Sistema OCB/MS 2024. Todos os direitos reservados
Av. Ceará, 2245 - Vila Célia
Campo Grande/MS