Com o objetivo de garantir força e bom desempenho ao mais novo órgão regulador do governo – a Agência Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural (Anater) -, o Sistema OCB participou hoje (1/12) de reunião na sede do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA). No encontro, o ministro, Patrus Ananias, o presidente da Anater, Paulo Cabral, o secretário da Agricultura Familiar, Onaur Ruano, e os representantes do cooperativismo – o presidente Márcio Lopes de Freitas e o superintendente, Renato Nobile – aprofundaram os entendimentos sobre o papel da Agência e a importância do cooperativismo nesse contexto.
Ambas as instituições concordam e reafirmaram a grande relevância que as cooperativas agropecuárias têm nesse processo, devido à sua aptidão natural levando assistência técnica ao produtor associado. O grande objetivo comum é fazer dessa agência uma verdadeira ferramenta em prol da assistência técnica rural.
O Sistema OCB possui representação no Conselho de Administração da Anater, que terá sua primeira reunião no próximo dia 7 de dezembro.
Anater - A agência reguladora será a responsável por prestar assistência técnica ao produtor rural em todas as etapas da produção. Para isso, contará com o apoio da Embrapa que entrará com a transferência tecnológica possível. Seu foco é aumentar o número de pequenos e médios agricultores com assistência técnica rural e melhoria dos processos de operação no campo. Além disso, pretende promover a apropriação das tecnologias pelos produtores, com aumento da produtividade e renda.
Fonte: Sistema OCB