Chapeu

Cursos

1Onda

Aprosoja/MS entrega estudo técnico Uso e Ocupação do Solo ao presidente do Sistema OCB/MS e a representantes do setor produtivo

Data: 18/09/2024 11:24

Autor: OCB/MS


Uma parceria entre o Governo do Estado e a Aprosoja-MS (Associação dos Produtores de Soja de MS) possibilitou o mapeamento do uso e da ocupação do solo em Mato Grosso do Sul. Além de todo detalhamento do cultivo da soja e milho, o estudo ainda mostra as diferentes culturas em andamento e que áreas ainda estão disponíveis. O estudo foi realizado pelo projeto SIGA-MS.

Um exemplar do mapeamento foi entregue ao presidente do Sistema OCB/MS, Celso Ramos Régis, nesta terça-feira (17).

O mapeamento será divulgado para que sirva de base na elaboração de políticas públicas e planejamento estratégico no Estado.

O projeto SIGA-MS é executado pela Aprosoja, em parceria com Governo do Estado, pro meio da Semadesc (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação), e Famasul (Federação da Agricultura e Pecuária de MS).

Ele acompanha as principais atividades desenvolvidas durante o ciclo da cultura da soja e milho, coletando dados e informações. O estudo técnico da safra 2023/2024 demonstrou que 48% dos mais de 35 milhões e 700 mil hectares do Estado foram dedicados à pastagem; seguidos de áreas remanescentes (30%); soja (11,8%); eucalipto (4,1%), entre outras culturas.

A coleta de dados é realizada de forma estratégica durante os estágios de crescimento das culturas, especificamente nos meses de novembro e dezembro para a estação do verão, e abril e maio para a estação do inverno.

*Com informações do Governo do MS e da Aprosoja/MS

logo

© Sistema OCB/MS 2024. Todos os direitos reservados

localizacao

Av. Ceará, 2245 - Vila Célia
Campo Grande/MS