Assembleia: momento mais importante da cooperativa
Data: 30/03/2022 08:38
Autor: OCB/MS
Previstas em estatuto, as assembleias são um dos principais diferenciais do cooperativismo, pois são a oportunidade que os cooperados têm para decidirem o futuro da cooperativa da qual fazem parte, já que são literalmente donos do negócio. As Assembleias Gerais podem ser Ordinárias ou Extraordinárias, onde cada uma delas possui competências e regulações próprias.
De acordo com a Lei da Política Nacional do Cooperativismo, de nº 5.764 de 1971, em seu artigo 38 estabelece a Assembleia Geral dos associados como o órgão supremo da sociedade, dentro dos limites legais e estatutários, tendo poderes para decidir os negócios relativos ao objeto da sociedade e tomar as resoluções convenientes ao desenvolvimento e defesa desta, e suas deliberações vinculam a todos, ainda que ausentes ou discordantes.
Ainda de acordo com a lei, uma cooperativa deve, obrigatoriamente, realizar no mínimo uma assembleia geral por ano, essa intitulada Assembleias Gerais Ordinária, com previsão de ocorrer entre os 3 (três) primeiros meses seguinte ao término do exercício social, salvo para as cooperativas de crédito, cujo prazo é até o quarto mês após o exercício.
Diante dessa importância, o Sistema OCB/MS, por meio do setor de monitoramento, prima por apoiar as cooperativas na realização das assembleias. Ao todo, até a presente data, 70,8% das cooperativas com matriz em MS haviam marcado suas assembleias, sendo 34 já realizadas. A equipe do Sistema OCB/MS esteve presente em 20 delas, representando 59%.
A assembleia é o ponto alto do exercício da democracia em uma cooperativa que por si só, já representa uma forma democrática de organização de pessoas. É na assembleia que os cooperados debatem e influenciam diretamente, através do voto, as questões fundamentais da cooperativa.
Esses encontros não são importantes somente para discutir a destinação dos resultados, mas também analisar as ações que foram executadas no ano anterior e decidir quais planos para o ano que começa.
“Com o cooperativismo todos ganham, tanto os cooperados que participam do resultado, quanto a comunidade que recebe os impactos positivos, através de programas sociais desenvolvidos pelas cooperativas e da melhoria de renda dos associados. A assembleia é o momento em que a cooperativa exerce seu papel e mostra a sua relevância à sociedade”, destaca o presidente do Sistema OCB/MS, Celso Régis.
© Sistema OCB/MS 2024. Todos os direitos reservados
Av. Ceará, 2245 - Vila Célia
Campo Grande/MS