Chapeu

Cursos

1Onda

Aurora Alimentos assegura melhoramento genético de suínos

Data: 02/09/2016 00:00

Autor: Aurora

O melhoramento genético tem como um de seus principais objetivos produzir mais com menos. Além disso, busca proporcionar um animal mais rústico e, consequentemente, uma carne desejada pelo consumidor, seja do mercado nacional ou internacional.

Com o intuito de aprimorar cada vez mais as fêmeas suínas (GA 2020), acompanhando os desafios e a evolução da suinocultura, a Cooperativa Central Aurora Alimentos apresentou nesta quarta-feira (31/8) a nova parceria com a empresa Topigs Norsvin, a segunda maior empresa de melhoramento genético suíno do mundo. 

O evento ocorreu no auditório da Aurora Matriz, em Chapecó, e contou com a participação de dirigentes, gerentes técnicos, médicos veterinários, produtores e técnicos da Aurora e filiadas.
 
De acordo com o assessor de melhoramento genético da Aurora, médico veterinário Evandro Nottar, a Topigs Norsvin dará suporte por meio de suas tecnologias, fornecimento de genes de animais puros Landrace e Large White e o trabalho dos geneticistas.

“Serão coletadas todas as informações dos animais das Granjas Núcleos da Aurora, as quais serão repassadas para o banco de dados que a empresa possui. A partir disso, serão gerados protocolos de cobertura com índices de dados dos animais. Esperamos aumentar e melhorar ainda mais a produção e a qualidade dos nossos suínos”, destacou Nottar.

O médico veterinário explicou que o melhoramento genético é uma necessidade constante e que não traz nenhum malefício para o animal e nem para o consumidor. “O suíno torna-se cada vez mais produtivo e, para o ser humano, o reflexo é na qualidade da carne que é oferecida. Hoje, a carne suína é uma das carnes mais magras e saudáveis que existe e isso é fruto do melhoramento genético”, enfatizou. 

A Aurora já começou a receber sêmen dos animais puros Landrace da Topigs Norsvin que foram enviados para as Granjas Núcelos. Assim como dos animais puros Large White para os Multiplicadores nas filiadas. “Com esses primeiros nascimentos começaremos a ter resultados. Essas fêmeas nas Granjas Núcleo serão selecionadas e enviadas aos multiplicadores, onde nestes serão produzidas e escolhidas as matrizes comerciais e destinadas aos produtores de leitões”, esclareceu Nottar. 

Segundo o presidente da Aurora Alimentos, Mário Lanznaster, as filiadas e os produtores terão acesso a um material genético de ponta e com um custo acessível. “A parceria se dará por meio do suporte no programa de melhoramento genético e pela introdução de genes de animais Landrace e Large White nos plantéis das Granjas Núcleos da Aurora e Granjas Multiplicadoras nas filiadas. O melhoramento genético contribui com o desenvolvimento do nosso trabalho diário, gerando resultados positivos e estimulando o crescimento da nossa cooperativa”, reconheceu o presidente. 

O diretor de agropecuária da Aurora Alimentos, Marcos Zordan, destacou que a cooperativa se preocupa com a melhoria da produtividade e a diminuição de custos para o produtor rural. “A genética está proporcionando um animal com condições especiais e que está sendo trabalhado fortemente em busca de um mercado diferenciado, principalmente o externo. A qualidade da carne será cada vez melhor, assim como a rentabilidade do produtor”. 

O diretor da Topigs Norsvin Holanda, Peter Van Kemenade, e o diretor-geral da Topigs Norsvin Brasil, André Costa, apresentaram a empresa, explicaram sobre a forma de trabalho e os resultados esperados com a nova parceria.

“A empresa está há mais de 70 anos trabalhando com melhoramento genético de suínos. No Brasil, o escritório está localizado em Curitiba, há 21 anos. Temos como grande diferencial o investimento em pesquisa e desenvolvimento com um orçamento de 70 milhões de reais por ano para esse fim. Buscamos as melhores tecnologias para aplica-las no programa de melhoramento com o objetivo de acelerar os ganhos genéticos dos nossos clientes. Para isso, temos uma equipe de mais de 25 pesquisadores PHD, além de parceria com universidades e institutos de pesquisa que permitem o contato com o que de mais atual existe em tecnologia para o setor”, explanou Costa. 

“Queremos contribuir para que a Coopercentral continue sendo o exemplo que é e auxiliar na evolução das tecnologias do melhoramento genético a fim de destacar ainda mais a eficiência e a qualidade dos produtos Aurora Alimentos”, finalizou Costa. O pesquisador do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (CEPEA), Thiago Bernardino, apresentou a palestra “Mercado Futuro, Grão e Proteína Animal”. (Fonte: Aurora)

 
logo

© Sistema OCB/MS 2024. Todos os direitos reservados

localizacao

Av. Ceará, 2245 - Vila Célia
Campo Grande/MS