Brasil e Alemanha avaliam projeto de cooperacão bilateral
Data: 30/03/2017 00:00
Autor: OCB
Resultados positivos. Este é o resultado da avaliação que motivou a reunião entre representantes do Sistema Ocergs, Ministério Federal para a Alimentação e Agricultura da Alemanha (BMEL) e da DGRV (Confederação de Cooperativas Alemãs). A reunião ocorreu na segunda-feira (27/3), na sede da Escoop, em Porto Alegre (RS) e contou com a participação de representantes do Sistema OCB.
Brasileiros e alemães se reuniram para avaliar o resultado das ações realizadas por meio do projeto de cooperação bilateral, assinado em 2010 e cujo objetivo é fortalecer as estruturas do cooperativismo no setor agropecuário no RS. O grupo também definiu os novos passos a serem dados pelas instituições. Um dos encaminhamentos é desenvolver ações semelhantes, mas com foco nos estados do Paraná, São Paulo e Espírito Santo. A coordenação ficará a cargo do Sistema OCB.
O representante do BMEL, Ulrich Hermann Kleinwechter, salientou que as ações realizadas junto às cooperativas gaúchas foi muito bom e embasa a continuidade do projeto. Segundo ele, possibilita, ainda, que as boas iniciativas sejam ampliadas para o restante do Brasil, por meio da OCB e para a Argentina.
“O início do trabalho com a OCB corresponde aos interesses que o Ministério Alemão tem no projeto e o papel da Ocergs foi fundamental para o seu sucesso”, ponderou. Kleinwechter disse ainda que já foram disponibilizados recursos adicionais para a ampliação do projeto e que as metas são ambiciosas para o futuro.
Já Vergilio Perius avaliou que o cooperativismo nacional tem outras dimensões, e o Ministério da Agricultura da Alemanha conhece bem essas dimensões. “A escolha dos três estados se dá por terem a mesma cultura e desenvoltura que nós e isso garante o sucesso do projeto”, observou.
Perius disse ainda que com o envolvimento da OCB, a representação nacional do projeto está garantida. “Seguiremos apoiando sempre, na medida em que seremos parceiros no aspecto acadêmico, por meio da formação da Escoop e da transferência de inovação tecnológica”, argumentou.
O representante do lado brasileiro do projeto de cooperação e gerente jurídico do Sistema Ocergs, Mário De Conto, disse da satisfação de ver os bons resultados do projeto. “Nossos objetivos todos foram alcançados e, ainda, superados. Isso é resultado de muitas pessoas trabalhando juntas. Um projeto que se mostrou muito flexível, pois ao longo do tempo sofreu inúmeras adaptações para que chegássemos aos ótimos resultados aqui apresentados. Fico feliz que possamos continuar com ele em nível nacional”, sublinhou.
Já Cristoph Plessow, representante da DGRV, valorizou o fato de estarem todas as partes sintonizadas. “O projeto vai continuar funcionando para promover nas cooperativas um desenvolvimento eficiente. O elemento comum dos sistemas contribui para o aumento da eficácia do desempenho das cooperativas”, assinalou.
Também participaram da reunião: o secretário de Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo do RS, Tarcísio Minetto, o presidente do Sistema Ocergs, Vergilio Perius, o representante do Ministério de Agricultura da Alemanha (BMEL), Ulrich Hermann Kleinwechter, o representante da DGRV, Cristoph Plessow e Arno Boerger, representante do lado alemão; o gerente geral da Câmara Brasil-Alemanha, Valmor Kerber, e a representante da Embaixada da Alemanha em Brasília, Paula Lucatelli. (Com informações do Sistema Ocergs)
Fonte: Sistema OCB
© Sistema OCB/MS 2024. Todos os direitos reservados
Av. Ceará, 2245 - Vila Célia
Campo Grande/MS