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Brasil quer diversificar produtos exportados em 2010

Data: 13/05/2010 00:00

O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) pretende diversificar, a partir deste ano, a insercão de produtos do agronegócio no comércio mundial. Levantamento divulgado nesta quinta-feira (18/2) aponta que lácteos - em especial leite em pó e queijos - citrus, macã, melão e racões para animais de companhia são itens nos quais o Brasil pode investir na ampliacão das exportacões.

China e Indonésia são grandes importadoras de lácteos e o País pretende ter acesso a esses mercados em curto prazo. No caso das frutas, Estados Unidos, Rússia, Japão, México e Arábia Saudita estão na lista de países onde os produtos podem ser negociados. No caso das racões para cães e gatos, Noruega, Turquia e Rússia podem se tornar potenciais importadores do Brasil.

Segundo o ministro da Agricultura, Reinhold Stephanes, para atingir o objetivo é preciso intensificar as negociacões oficiais e organizar melhor a cadeia produtiva desses itens. Em 2008, a participacão dos produtos nacionais nas importacões agrícolas mundiais (US$ 862,9 bilhões) foi de 6,7%. Nos cinco principais produtos importados mundialmente, a insercão brasileira é considerável apenas no comércio de soja em grãos. Essa cultura ocupa a primeira posicão no ranking das compras agrícolas internacionais e o País deteve 25% do mercado.

Nos produtos que aparecem em seguida, como peixes, trigo, lácteos e óleo de palma, o desempenho do Brasil é praticamente nulo. O ministro chama atencão para os pescados, tendo em vista a capacidade produtiva brasileira, seja pela extensão da costa e pela disponibilidade de águas interiores e racão a preco competitivo. 'Temos condicões de expandir o comércio de pescado. Aqui, há espécies de peixes que são únicos no mundo', ressaltou.

Diversificacão de mercados - Nos últimos dez anos, o Brasil vem adotando a prática de abertura de novos mercados para produtos agrícolas. Como resultado dessa diversificacão, verificou-se a reducão das vendas do agronegócio para União Europeia e Estados Unidos, que, em 1999, representavam 58% das exportacões. Em 2009, esse percentual caiu para 36%, dando espaco para regiões como o sudeste asiático, a África e o Oriente Médio.

Item forte na pauta de exportacões do Brasil, as carnes devem ter novos focos de comércio este ano. As negociacões na abertura de mercado para carne bovina devem ser direcionadas para Malásia,Taiwan, Indonésia e Colômbia. No caso da carne suína, o Mapa vai trabalhar para inserir o produto no Japão, União Europeia, Croácia e Coreia do Norte, além de tentar ampliacão de cotas para a Rússia. O mesmo trabalho será feito para aumentar a quantidade frango vendida para os russos, assim como a possível entrada dessa carne no Uruguai, Colômbia, Senegal, Paquistão e Malásia.

 Missões - O Mapa vai intensificar, em 2010, as missões para reducão de barreiras junto a países com potencial importador. Serão mais de 20 este ano. Já em marco, está prevista visita à América Central - República Dominicana, El Salvador, Costa Rica, Panamá e Guatemala - para negociacão de carnes suína, aves e lácteos. A China continuará entre as prioridades do governo. A missão ao país asiático dará continuidade à tentativa de abertura para carnes e lácteos. Ainda no próximo mês, Filipinas, Coreias do Sul e Norte e Japão, além de Egito, Irã e Líbano são outras nacões a serem trabalhadas.

Outra frente de acão do ministério são as missões para promover o agronegócio brasileiro no exterior. Em 2010, a expectativa é de treze missões internacionais, de fevereiro a novembro, em países do norte da África, Américas do Norte e Central, além do Oriente Médio. A primeira terá início no próximo dia 21, com participacão de empresas do setor alimentício na feira Gulfood, em Dubai (Emirados Árabes Unidos). (Fonte Mapa)

 

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