Brasileiros apresentam resultado de pesquisa no Canadá
Data: 29/05/2019 00:00
Autor: OCB
O estímulo à pesquisa científica voltada ao cooperativismo brasileiro é uma das vertentes na atuação do Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop) e deve crescer cada vez mais. Entre os exemplos concretos está a realização do Encontro Brasileiro de Pesquisadores em Cooperativismo (EBPC), a chamada pública realizada em parceria com o CNPq e, também, possibilidade de seus funcionários desenvolverem e apresentarem os resultados de seus trabalhos.
Este é o caso das gerentes Susan Miyashita Vilela (Desenvolvimento da Gestão das Cooperativas) e Giulianna Fardini (gerente de Controladoria) e, ainda, do analista em Desenvolvimento Social de Cooperativas, Guilherme José Cabral Gonçalves, que participam ao longo desta semana da Conferência da Aliança Cooperativa Internacional (ACI), em Quebec, no Canadá.
Realizado graças à parceria entre Associação das Cooperativas de Educadores do país, o Comitê de Pesquisa da ACI e a Associação Canadense de Estudos em Cooperativos, o evento é um dos mais importantes do mundo e contribui diretamente para o desenvolvimento das cooperativas em mais de 100 países.
Os brasileiros apresentarão os resultados de suas atividades envolvendo ferramentas de gestão e governança, atualmente utilizadas pelas cooperativas brasileiras. A programação que começou nesta segunda-feira (27/5) termina na próxima quinta.
Guilherme apresentou, nesta terça-feira (28/5), o estudo Gestão do Desenvolvimento Humano: as contribuições da ferramenta para o desenvolvimento das cooperativas brasileiras, através da formação profissional e promoção social de seus empregados e associados.
Segundo o autor, para realizar a gestão e o acompanhamento das demandas das cooperativas, foi desenvolvida uma ferramenta informatizada denominada Gestão do Desenvolvimento Humano (GDH), que permite o controle físico e orçamentário das soluções de desenvolvimento humano.
Para ele, “a ferramenta GDH exerce um papel fundamental na gestão das ações de formação profissional e na promoção social, realizadas pelas unidades estaduais do Sescoop, à medida que faz a ponte entre o diagnóstico de necessidades das cooperativas e a execução das ações, propiciando acima de tudo, elementos de acompanhamento e controle, como planilhas de dados e relatórios gerenciais”.
A apresentação do resultado da pesquisa comandada por Susan, Giulianna e Karla Oliveira (gerente geral do Sescoop e que ficou no Brasil) ocorrerá na quinta-feira (30/5). Elas mostrarão o diagnóstico de governança das cooperativas brasileiras, realizado entre 2013 e 2017, e cujo objetivo é destacar os pontos críticos da governança em termos de conformidade, relacionamento com cooperados e questões relacionadas aos valores e princípios cooperativos.
Para obterem os resultados, dois questionários foram utilizados, com foco em aspectos legais da governança, segundo a legislação brasileira e, ainda, nos processos de governança baseado nos valores e princípios que norteiam a atuação das cooperativas em todos os países onde o movimento cooperativista existe de forma estruturada.
© Sistema OCB/MS 2024. Todos os direitos reservados
Av. Ceará, 2245 - Vila Célia
Campo Grande/MS