Coamo inaugura novas indústrias em Dourados
Data: 25/11/2019 00:00
Autor: OCB/MS
Nesta manhã, dia 25 de novembro, a Coamo inaugurou as novas indústrias de óleo e refinaria de óleo de soja construídas na margem da BR 163, entre Dourados e Caarapó, no Mato Grosso do Sul.
O evento contou com a presença de diversas autoridades, como a ministra da Agricultura, Tereza Cristina Corrêa da Costa; do governador de Mato Grosso do Sul, Reinaldo Azambuja; do presidente do Sistema OCB, Márcio Freitas; do presidente do Sistema OCB/MS, Celso Régis; presidente do Sistema Ocepar, José Roberto Ricken, além do presidente da Coamo, José Aroldo Gallassini e demais lideranças do setor.
Foram investidos mais de R$ 780 milhões na planta industrial que tem capacidade para processamento de 3.000 toneladas/dia de soja, produção de farelo de soja e uma refinaria para 720 toneladas/dia de óleo de soja, equivalente a 15 milhões de sacas. Com as indústrias de Dourados, somados aos outros dois parques industriais, a Coamo amplia a capacidade de processamento de soja para 8.000 toneladas/dia e a de refino para 1.440 toneladas/dia de óleo de soja refinado.
As obras foram iniciadas em 2017, em uma área construída de 92 mil metros quadrados. Os trabalhos de construção e montagem foram realizados por 1.600 colaboradores diretos e indiretos, integrantes de dezenas de empresas contratadas.
O presidente da Coamo José Aroldo Gallassini, destaca a necessidade da construção das novas indústrias e a escolha da região de Dourados para instalação. “O volume de soja recebido pela Coamo no Mato Grosso do Sul comporta perfeitamente a instalação de uma moderna indústria esmagadora de soja e de uma refinaria de óleo de soja em Dourados, justificando plenamente a redução de custo com o transporte do produto já industrializado ao invés de transportá-lo in natura para a industrialização em Campo Mourão ou em Paranaguá”.
"O cooperativismo é o setor que mais investe em infraestrutura no Mato Grosso do Sul e é nítido como as cooperativas contribuem diretamente para o desenvolvimento da economia e das comunidades onde atuam", reforça o presidente do Sistema OCB/MS, Celso Régis.
© Sistema OCB/MS 2024. Todos os direitos reservados
Av. Ceará, 2245 - Vila Célia
Campo Grande/MS