Chapeu

Cursos

1Onda

Com apoio do Governo, cooperativas expandem atuação alinhadas com o avanço da agricultura

Data: 17/03/2021 09:32

Autor: Semagro

A área do município de Bandeirantes dedicada à agricultura cresceu 45% em cinco anos, chegando a 81.514,14 hectares cultivados com soja na safra 2019/20. Para atender a demanda de grãos, a Lar Cooperativa Agroindustrial inaugurou recentemente um sistema de armazenagem, que já está em operação.

A cooperativa está presente em mais de 17 municípios e é responsável pelo recebimento de cerca de 18% dos grãos do Mato Grosso do Sul. A empresa tem feito investimentos constantes no Estado, como a inauguração de um complexo industrial em Caarapó, com capacidade de processar 1,5 mil toneladas de soja por dia e produzir 300 toneladas de biodiesel a cada 24 horas, além da produção de farelo e energia.

“A Lar é o resultado da política estratégica de atração de investimentos do Governo do Estado, que criou um ambiente propício para dar o suporte necessário para quem quer investir em Mato Grosso do Sul. Além disso, reforça o papel importante do cooperativismo, que tem tido investimentos frequentes há anos”, destacou o secretário Jaime Verruck, titular da Semagro (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar).

Em 2020 o Governo por meio da Semagro, instituiu o Procoop (Programa Estadual de Desenvolvimento e Fortalecimento do Cooperativismo em Mato Grosso do Sul, com o objetivo de fomentar um ambiente favorável ao desenvolvimento e ao fortalecimento das cooperativas no território sul-mato-grossense.

O titular da Semagro lembra que o fomento ao cooperativismo, desde o início da atual gestão do Governo do Estado, foi adotado como uma das linhas estratégicas para a atração de novos investimentos e geração de emprego e renda para a população sul-mato-grossense.

“Foi assim com a atração dos investimentos da Coamo, da Coasgo, da CooperAlfa, da Copasul, da Cooplaf e o recente investimento da Cooperativa Lar em uma indústria de biodiesel em Caarapó. Além disso, atendemos a algumas demandas do setor, como a inclusão dessas entidades no conselho da Junta Comercial e os incentivos fiscais às cooperativas de eletrificação rural no Estado”, afirmou.

Publicado por: pperes@semagro.ms

logo

© Sistema OCB/MS 2024. Todos os direitos reservados

localizacao

Av. Ceará, 2245 - Vila Célia
Campo Grande/MS