Com projeto Dona do Meu Negócio, Sicredi quer apoiar e estimular o empreendedorismo feminino
Data: 19/11/2021 08:14
Autor: Gabriela Borsari
O principal objetivo do Dia Mundial do Empreendedorismo Feminino, comemorado no dia 19 de novembro, é incentivar o ingresso de mulheres no mundo dos negócios. Este estímulo é muito importante para que mais mulheres líderes e empreendedoras sejam incentivadas a iniciar startups e impulsionar o crescimento econômico.
A data foi criada pela ONU, que afirma que a iniciativa é um esforço para ampliar ainda mais as oportunidades para as mulheres em meios corporativos, atingindo não só as empreendedoras como também profissionais de diversas áreas e cargos de comando em grandes empresas.
Neste contexto, a Sicredi União MS/TO e Oeste da Bahia está constantemente participando e liderando iniciativas que fomentam o empreendedorismo feminino. Uma das propostas que a cooperativa está à frente é no projeto Dona do Meu Negócio, uma iniciativa inovadora desenvolvida em parceria com o IFC (International Finance Corporation) para apoiar e estimular o empreendedorismo feminino, consolidando a instituição cooperativa de crédito como referência para a mulher empreendedora no Brasil, estimulando o poder de transformação socioeconômico nas comunidades.
Composto por 21 colaboradores, o grupo de trabalho conta com mais de 60% de seu quadro composto por mulheres. Em outubro, o grupo de trabalho esteve reunido pela primeira vez de forma presencial, em Campo Grande/MS, e participou de um workshop para construção da oferta de valor voltada às mulheres empreendedoras.
Dentro da construção da proposta holística, está sendo dada atenção especial à concessão de crédito. De acordo com uma rodada de entrevistas, 53% das mulheres empreendedoras vão precisar de crédito nos próximos seis meses.
Ainda na rodada de entrevistas, finanças (87%), gestão (80%) e tributos (33%) são os tópicos nos quais o público empreendedor feminino mais gostaria de receber apoio.
Para dezembro deste ano, está agendada a implantação do piloto nas agências selecionadas: Avenida Bandeirantes (em Campo Grande/MS), José de Brito (em Araguaína/TO) e Porto Nacional.
“O objetivo é tornar a nossa cooperativa de crédito referência para a mulher empreendedora no Brasil e estimular o poder de transformação socioeconômico em suas comunidades. O Sicredi é um agente de desenvolvimento dos negócios para este público. A inclusão financeira, por meio desse trabalho, irá gerar uma proposta de valor sólida, reforçando o papel relevante da Cooperativa”, afirma o presidente da Sicredi União MS/TO e Oeste da Bahia, Celso Régis.
O trabalho começou ano passado com a realização do Diagnóstico da Mulher Empreendedora, com avaliação da estrutura de atendimento a esse público e da carteira de associadas e produtos à luz das melhores práticas internacionais. O relatório trouxe os pontos fortes e oportunidades de atuação para posicionar a Cooperativa na agenda de gênero do país, oferecendo atendimento para o público feminino com soluções e serviços financeiros e não financeiros.
O diagnóstico mostrou que as associadas mulheres e os negócios de propriedade de mulheres representam um segmento que pode ser ainda mais impulsionado através de uma oferta de valor assertiva e customizada.
© Sistema OCB/MS 2024. Todos os direitos reservados
Av. Ceará, 2245 - Vila Célia
Campo Grande/MS