Chapeu

Cursos

1Onda

Congresso retoma atividades com importantes decisões

Data: 10/08/2010 00:00

Os dias 3, 4 e 5 de agosto marcaram o retorno das atividades no Congresso Nacional com a realização de um esforço concentrado, que teve a finalidade de deliberar sobre as matérias de urgência na Câmara dos Deputados e no Senado Federal. Esta mobilização parlamentar é pontual e se deve ao fato das atividades legislativas estarem suspensas por ocasião do recesso branco, período em que deputados e senadores ficam envolvidos com a disputa eleitoral.

Além dos projetos apreciados pelas comissões, 54 matérias foram votadas no plenário do Senado Federal. Dentre elas está o Projeto de Lei da Câmara (PLC) 22/2010, que autoriza a participação da União em fundo destinado à cobertura suplementar do seguro rural relativos à produção agrícola, pecuária, aquicola e florestal. A medida em referência, batizada como Fundo de Catástrofe, beneficia produtores e cooperativas de todo o Brasil com a destinação de recursos públicos contra perdas ocasionadas por fenômenos climáticos ou para produtos mais sensíveis, como o milho safrinha, trigo e frutas de clima temperado.

Em contrapartida, as proposições que estavam na pauta do Plenário da Câmara dos Deputados não conseguiram ser apreciadas devido à falta de consenso entre o governo e a oposição. Assim, as matérias que seriam deliberadas durante o esforço concentrado desta semana continuam aguardando a votação das três medidas provisórias que trancam a pauta. Dentre estas matérias, está o Projeto de Lei (PL) 4.622/2004, que trata da regulamentação das cooperativas de trabalho.

Segundo a assessora parlamentar da Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB), Tânia Zanella, todas as medidas possíveis foram tomadas para viabilizar a votação do PL 4.622/2004 no Plenário da Câmara dos Deputados. "Infelizmente, questões regimentais impediram que a nossa matéria fosse votada, mas continuamos trabalhando no sentido de sensibilizar o Congresso Nacional em relação à relevância da aprovação do projeto.", analisou Tânia.

Em pronunciamento no Plenário da Câmara, o presidente da Casa, deputado Michel Temer, decidiu antecipar para os dias 17 e 18 de agosto o esforço concentrado que inicialmente estava previsto para o mês de setembro. O PL 4.622/2004 continua entre as matérias prioritárias para a votação.

Fonte: Assessoria Parlamentar

 

logo

© Sistema OCB/MS 2024. Todos os direitos reservados

localizacao

Av. Ceará, 2245 - Vila Célia
Campo Grande/MS