Chapeu

Cursos

1Onda

Cooperativas evoluem com o Prêmio Sescoop Excelência de Gestão

Data: 15/03/2018 00:00

Autor: OCB

Desde que surgiu, o Programa de Desenvolvimento da Gestão das Cooperativas (PDGC) vem contribuindo com um importante feedback sobre a maturidade da gestão empregada nas cooperativas que aderem a ele, ano após ano. Uma delas é a Unimed-BH, que levou dois troféus na última edição do Prêmio Sescoop Excelência de Gestão, realizado no ano passado.

A cooperativa foi a campeã da categoria Rumo à Excelência e, também, grande destaque na categoria Melhoria Contínua – Rumo à Excelência. O prêmio é uma realização do Sistema OCB, ocorre de dois em dois anos e é baseado no resultado da participação das cooperativas no PDGC.

Para o presidente, Samuel Flam, o Prêmio Sescoop representa um suporte ao processo de melhoria da qualidade da gestão. “Ao avaliarmos cada item a ser verificado, temos uma nova oportunidade de organizar nossas práticas e evoluir, e contamos ainda com a visita dos avaliadores, que trazem um olhar externo à nossa forma de atuar. Esse caráter de continuidade nos dá a sensação de poder evoluir sempre mais”, enfatiza.

NÚMEROS

A Unimed-BH tem sua sede localizada em Belo Horizonte (MG) e foi fundada em 1971. Atualmente, sua área de atuação envolve toda a capital mineira e outros 33 municípios da Grande BH. Sua carteira de clientes possui mais de 1,2 milhão de CPFs, atendidos por mais de 5,6 mil cooperados. A cooperativa gera cerca de quatro mil empregos diretos e, em 2016, faturou cerca de R$ 4 bilhões.

No dia 27 de fevereiro deste ano, foi visitada por representantes do Ministério da Saúde, Agência Nacional de Saúde Suplementar, Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), sendo a primeira cooperativa do módulo prático do projeto Conhecer para Cooperar – Ramo Saúde, desenvolvimento pelo Sistema OCB, em parceria com a Faculdade Unimed.

ENTREVISTA

Samuel Flam é o nosso entrevistado desta semana. Confira!

Para a Unimed-BH, o que representa ser campeã do Prêmio Sescoop Excelência de Gestão – Destaque melhoria Rumo à excelência?

Samuel Flam - O Prêmio Sescoop é o maior reconhecimento das cooperativas brasileiras. Por isso, é um orgulho para nós, da Unimed-BH, ser a única classificada na categoria máxima – Rumo à Excelência. É mérito de um trabalho conjunto e dos avanços obtidos na gestão da cooperativa nos últimos anos. Acreditamos que a prática da cooperação é a nossa principal força. Como cooperativa, adotamos um modelo participativo, tendo como premissas a qualidade do cuidado e a valorização do trabalho em prol do bem comum. Essa conquista aponta que estamos no caminho certo na busca pela melhoria contínua, que se reflete na satisfação dos nossos clientes e médicos cooperados. 

A Unimed-BH é uma das cooperativas que participam do PDCG e do Prêmio, desde o surgimento dessa iniciativa. Qual a motivação?

Samuel Flam - Acreditamos que o modelo de excelência em gestão, proposto pela Fundação Nacional da Qualidade e aplicado no PDGC, é um excelente balizador para que as organizações consolidem e estruturem suas práticas de gestão. Ao participarmos, em cada ciclo, temos a oportunidade de refletir sobre oportunidades de melhoria e de inovação, desenvolvendo maior disciplina gerencial e alcançando melhores resultados. 

Como o senhor avalia a condução deste prêmio, focado na maturidade da gestão das cooperativas brasileiras?

Samuel Flam - Vemos o Prêmio como um suporte ao processo de melhoria da qualidade de nossa gestão. Ao avaliarmos cada item a ser verificado, temos nova oportunidade de organizar nossas práticas e evoluir, e contamos ainda com a visita dos avaliadores, que trazem um olhar externo à nossa forma de atuar. Esse caráter de continuidade nos dá a sensação de poder evoluir sempre mais.

Qual a importância do PDGC para o desenvolvimento do cooperativismo brasileiro?

Samuel Flam - As cooperativas, em especial, contribuem de forma fundamental para a nossa economia e, pela sua importância, precisam evoluir continuamente a qualidade de sua gestão. Um programa de desenvolvimento como o PDGC é uma forma de estimular as cooperativas neste sentido.

Qual o seu recado para as cooperativas que ainda não fazem parte do PDGC?

Samuel Flam - Algumas cooperativas podem ficar receosas em relação a como serão avaliadas, qual será o resultado, se farão jus ao prêmio. O resultado final é importante, mas ainda mais significativo é o processo de melhoria contínua instituído pelo PDGC. Sugiro que não percam a oportunidade de participar no próximo ciclo.

Fonte: Sistema OCB

logo

© Sistema OCB/MS 2024. Todos os direitos reservados

localizacao

Av. Ceará, 2245 - Vila Célia
Campo Grande/MS