Chapeu

Cursos

1Onda

Cooperativas podem participar de consulta pública da ANS sobre partos normais

Data: 20/11/2014 00:00

Autor: OCB

As cooperativas médicas devem se apressar para dar a sua contribuição na Consulta Pública 55, da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), que trata sobre o direito de acesso à informação das beneficiárias às taxas de cirurgias cesáreas e de partos normais por estabelecimento de saúde e por médico.

As contribuições têm o objetivo de ampliar as informações disponíveis aos usuários, especificamente às gestantes, que poderão verificar quais os médicos e quais os estabelecimentos de saúde que, efetivamente, realizam partos normais, promovendo a redução das cirurgias cesáreas e estimulando o nascimento de bebês por meio natural.

Para se ter uma ideia da urgência do tema, o Brasil, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), lidera o ranking mundial de cesáreas, com cerca de um milhão de cirurgias por ano. Esse número equivale a 52% dos nascimentos no Brasil, considerando as maternidades públicas, privadas e mistas. Se analisarmos apenas o caso das maternidades privadas, esse percentual sobe para 88%. A própria OMS, por meio de estudos realizados ao redor do mundo, indica que o percentual de cesarianas seja de até 15%.

COOPERATIVAS - Para dar a sua contribuição, clique aqui. As cooperativas poderão sugerir alterações na minuta da resolução, também disponível no link mencionado, até o dia 23/11, próximo domingo.

Fonte: OCB

logo

© Sistema OCB/MS 2024. Todos os direitos reservados

localizacao

Av. Ceará, 2245 - Vila Célia
Campo Grande/MS