Chapeu

Cursos

1Onda

Cooperativismo brasileiro busca boas práticas na Europa

Data: 07/07/2015 00:00

Autor: OCB

Um grupo composto por superintendentes do Sistema OCB de todo o país aterrissou hoje na Europa, onde participará de mais um módulo do Programa Nacional de Desenvolvimento de Líderes e Executivos do movimento cooperativista brasileiro. O superintendente da unidade nacional do Sistema OCB, Renato Nobile, e a gerente geral do Sescoop, Karla Oliveira, também integram à missão brasileira.

“O objetivo é aprofundar o conhecimento a respeito do cooperativismo de países como a Itália e a Alemanha, foco da missão brasileira em solo europeu. De posse de informações estratégicas ligadas à legislação, à gestão e à operação de cooperativas, os executivos terão a chance de colocá-las em prática, assegurando o desenvolvimento do cooperativismo no Brasil e contribuindo com o dia a dia de cooperados, familiares e empregados”, comenta Renato Nobile.

ALEMANHA - Sua população é de aproximadamente 88 milhões de habitantes. É uma república federativa, formada por 16 estados autônomos e a capital é Berlim, maior cidade do país. O país é membro fundador da União Europeia, com a 4ª maior economia do mundo por PIB nominal e a 5ª maior em paridade do poder de compra. A Alemanha foi o segundo principal destino das exportações de cooperativas brasileiras em 2014, ficando atrás apenas da China. Soja, café e carnes foram os produtos mais exportados.

A primeira cooperativa de crédito urbana foi fundada em 1856 na cidade alemã de Delitzsch, por Herman Schulze-Delitzsch. Caracterizava-se por prever o retorno das sobras líquidas proporcionalmente ao capital, ter área de atuação não restrita e remunerar seus dirigentes. As primeiras cooperativas de crédito rural também surgiram na Alemanha, por iniciativa de Friedrich Wilhelm Raiffeisen, que fundou as chamadas “Caixas de Crédito Raiffeisen”. A primeira, fundada em 1864, chamava-se Associação de Caixas de Empréstimo de Heddesdorf.

Na Alemanha as instituições cooperativas são "full banks", o que significa que têm todos os direitos e obrigações como qualquer outro banco (operações permitidas, supervisão etc).

O setor financeiro cooperativo na Alemanha é um dos mais poderosos e sólidos do mundo, graças a uma minuciosa auditoria, controles internos e a plena supervisão por parte da Superintendência Federal de Serviços Financeiros. Além da DGRV (Confederação Nacional das Cooperativas de Crédito) existem na Alemanha três federações especializadas segundo a atividade de seus membros na representação dos mesmos.

Entre elas, a BVR (Associação Federal de Bancos Populares e Bancos Raiffeisen), com sede em Berlim, à qual está ligado o DZ Bank - 6º maior banco alemão com 14% do mercado financeiro do país.

Os bancos cooperativos alemães contam com mais de 16,2 milhões de sócios e 30 milhões de clientes na Alemanha - a cifra mais elevada da Europa, visto que o país possui uma população de 82 milhões de pessoas. A Alemanha tem 1.951 bancos, sendo 1.196 cooperativos (base 2009).

PROGRAMAÇÃO – na Alemanha

Segunda-feira, 6/7
- Chegada a Frankfurt e deslocamento terrestre para Bonn – reunião interna

Terça-feira, 7/7
- Visita à sede da Confederação Alemã de Cooperativas (DGRV) e à uma cooperativa de crédito, localizada nos arredores de Bonn

Quarta-feira, 8/7
- Visita a uma cooperativa de energia na região de Bonn
- Deslocamento terrestre para Montabaur

Quinta-feira, 9/7
- Visita ao Centro de Treinamento da DGRV, em Montabaur
- Deslocamento aéreo para Berlim

Sexta-feira, 10/7
- Reunião com uma cooperativa de Berlim
- Visita à embaixadora do Brasil em Berlim
- Visita à Federação de Cooperativas de Energia Renovável da Alemanha


ITÁLIA – Com uma população de 58 milhões de habitantes, a Itália é uma das maiores economias da Europa, atrás apenas da Inglaterra, França e Alemanha. O país exerce uma histórica influência cultural em todo mundo, tendo se consolidado como referência por sua indústria automobilística, culinária, moda e artes. A Itália é o quinto país que recebe mais turistas no mundo e Roma é a terceira cidade mais visitada da União Europeia.

Possui um dos movimentos cooperativistas mais avançados do mundo. As estimativas apontam a existência de 70 mil cooperativas, que empregam 1,3 milhões de pessoas. No país existem ainda 15 mil cooperativas não filiadas, com 90 mil cooperados e 100 mil empregados, que faturam € 1,5 bilhão por ano. Curiosamente, a maioria das cooperativas na Itália é do Ramo Habitacional que concentra 15 mil empreendimentos cooperativos. As cooperativas agropecuárias somam 8 mil e as de trabalho, 6 mil.

PROGRAMAÇÃO – na Itália


Domingo, 12/7 
- Deslocamento para Milão
- Participação em evento da ACI na Expo Milão

Segunda-feira, 13/7
- Visita à Expo Milão
- Participação em evento da ACI na Expo Milão

Terça-feira, 14/7 
- Visita a uma cooperativa ligada à Confcooperative – uma das organizações representativas do setor, na Itália
- Deslocamento para Bolonha

Quarta-feira, 15/7
- Visita ao Observatório Italiano de Cooperativas e Programa de Cooperativas do Governo da Ermiglia Romana 

Quinta-feira, 16/7
- Visita ao Consórcio Cooperativo de Bolonha
- Visita à Universidade de Bologna – Departamento de Agricultura e Cooperativismo 
- Deslocamento para Roma

Sexta-feira, 17/7
- Visita ao Senado Romano
- Visita ao escritório sede da Liga Nacional de Cooperativas e Mutualidades (Legacoop)
- Visita à Embaixada do Brasil em Roma

Sábado, 18/7
- Reunião de encerramento da missão

Domingo, 19/7
- Retorno ao Brasil


PARTICIPANTES

- Adair Mazzotti - MT 
- Adriano Trentin Fassini - AM 
- Aramis Moutinho Junior - SP 
- Carlos Andre Santos de Oliveir - ES 
- Cleonice Pereira Pedrosa - PE 
- Dalva Aparecida Garcia Caramalac - MS 
- Emerson Costa Gomes - AC 
- Joao Marcos Silva Martins - U.N 
- Jorge Eduardo Lobo de Souza - RJ 
- Jose Alberto Batista dos Santos - BA 
- Jose Aparecido dos Santos - CE 
- Jose Roberto Ricken - PR
- Juarez Pereira de Oliveira - AP 
- Jucelia Rodrigues do Carmo - RR 
- Karla Tadeu Duarte de Oliveira - U.N
- Luiz Carlos dos Santos - PA
- Marcia Tulia Pessoa de Oliveira - AL
- Maria Jose de Andrade Leao de Oliveira - TO
- Nelson Luiz Claro da Silva - SP
- Norberto Tomasini RS
- Pedro Jose de D'Albuquerque Almeida - PB
- Remy Gorga Neto - DF
- Renato Nobile - U.N
- Uiliame da Silva Ramos - RO
- Valéria Mendes da Silva - GO

Fonte: Sistema OCB

logo

© Sistema OCB/MS 2024. Todos os direitos reservados

localizacao

Av. Ceará, 2245 - Vila Célia
Campo Grande/MS