CPI investigará cartel na distribuicão de órteses e próteses
Data: 06/03/2015 00:00
Autor: OCB
Deputados federais criaram ontem a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) destinada a investigar a cartelização na fixação de preços e distribuição de órteses e próteses, mais conhecida como “Máfia das Órteses e Próteses”.
O Sistema OCB tem acompanhado a questão junto aos poderes Legislativo e Executivo, bem como suas possíveis irregularidades, em função de dois grandes prejuízos: à saúde dos usuários e às finanças das cooperativas médicas. A criação da CPI na Câmara dos Deputados foi encabeçada pelo parlamentar Geraldo Resende (MS) e conta com o apoio do sistema cooperativo médico.
Segundo a polícia, os médicos chegavam a realizar cirurgias desnecessárias só para receber comissões dos fabricantes de próteses. O lucro chegava a 50%. Com documentos falsos, médicos e advogados também encaminhavam à Justiça ações para forçar o governo e os planos de saúde a bancar cirurgias superfaturadas.
NÚMEROS – Para se ter uma ideia da importância econômica deste segmento da saúde brasileira, em 2014, a movimentação financeira girou em torno dos R$ 20 bilhões. Deste total, a contribuição das cooperativas do Ramo Saúde foi de R$ 4,5 bilhões, gastos com o atendimento aos seus usuários.
© Sistema OCB/MS 2024. Todos os direitos reservados
Av. Ceará, 2245 - Vila Célia
Campo Grande/MS