Chapeu

Cursos

1Onda

Delegação de Mato Grosso do Sul prestigia abertura do 15º Congresso Brasileiro de Cooperativismo em Brasília

Data: 15/05/2024 13:57

Autor: OCB/MS

 

Nesta terça-feira (14), iniciou o maior evento do cooperativismo do mundo! A abertura do 15º Congresso Brasileiro do Cooperativismo, em Brasília, sob liderança do presidente do Sistema OCB, Márcio Lopes de Freitas, foi marcada pela renovação do comprometimento com os valores do cooperativismo. Mato Grosso do Sul prestigia o 15º CBC representado por uma delegação de 60 pessoas, composta por membros da equipe do Sistema OCB/MS e representantes das cooperativas do estado.

Durante a abertura, o presidente do Sistema OCB prestou um momento de solidariedade ao Rio Grande do Sul, que enfrenta enchentes e dificuldades devido às mudanças climáticas, e convocou os congressistas para colaborarem com a ação Coopera RS – juntos, vamos reconstruir o Rio Grande do Sul, organizada pelo Sistema OCB e o Sistema Ocergs, que angaria fundos e ajuda para a reconstrução do estado gaúcho.

Em seguida, o presidente deixou sua mensagem de compromisso com o movimento e com a promoção de valores como solidariedade, democracia e sustentabilidade. "Precisamos unificar nosso olhar para o futuro e mirar um mesmo horizonte. Temos que trabalhar juntos para construir um caminho estratégico e planejado para os próximos anos. O cooperativismo é um modelo de negócios de sucesso, que gera resultados e está, cada vez mais, se profissionalizando, avançando e cumprindo suas tarefas socioeconômicas. Temos espaço para nos desenvolvermos ainda mais, com muita aceitação das novas gerações e com as respostas que a sociedade busca, atualmente", disse.

A presidente da Aliança Cooperativa Internacional das Américas (ACI Américas), Graciela Fernández, falou sobre o atual momento do cooperativismo na América Latina. Para ela, é preciso ter consciência de que o princípio central do coop está sendo cumprido no 15º CBC, a democracia. "A transformação é feita a partir de representantes, suas comunidades e, consequentemente, o planeta muda. Por isso, as deliberações são tão importantes. É tempo de construir um futuro mais cooperativo".

Para Ariel Guarco, presidente da Aliança Cooperativa Internacional (ACI), no decorrer dos últimos anos, o cooperativismo conseguiu transformar muitas coisas no planeta. Ele acredita que é possível construir um caminho em que esse modelo de negócios seja o futuro do planeta. "Nossas comunidades possuem as respostas que o mundo precisa. O coop é uma língua falada em vários idiomas e atravessa culturas, mas ainda não é um idioma comum. Somos a maior inovação da era moderna e não podemos perder nossas identidades, valores e princípios. Eles são a resposta para as desigualdades sociais enfrentadas no mundo moderno", concluiu.

O evento seguiu com a palestra Liderança Exponencial, comandada por Salim Ismail, futurista e empreendedor no campo da inovação.

A jornalista e apresentadora do SomosCoop na Estrada, Glenda Kozlowski, lançou a terceira temporada da websérie.

O primeiro dia do Congresso contou ainda com o lançamento da Agenda Institucional do Cooperativismo 2024, que reúne as pautas prioritárias do movimento junto aos Três Poderes (Executivo, Legislativo e Judiciário). O vice-presidente Geraldo Alckmin prestigiou o evento e reforçou seu compromisso com a regulamentação do adequado tratamento tributário para as cooperativas.

Parlamentares da Frente Parlamentar do Cooperativismo (Frencoop) e da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA) também marcaram presença no evento.

Para o presidente do Sistema OCB/MS, a abertura do evento supriu as expectativas. “A abertura do 15º Congresso Brasileiro do Cooperativismo atendeu todas as expectativas tanto no cunho técnico, quanto no de representação e político, com a presença do vice-presidente da república, diversos membros do Congresso Nacional e líderes cooperativistas de todos os estados e do Distrito Federal. Estamos muito felizes com a delegação de MS bem completa, com 60 pessoas participando ativamente e estamos todos muito satisfeitos com o evento. Após a abertura, seguimos hoje com debates em diversos temas, com salas temáticas onde serão discutidos os temas elencados nos diversos encontros estaduais, realizados desde o início do ano. Faremos as definições nas plenárias de cada câmara, para na finalização do congresso, fazer a priorização dos temas que os quase quatro mil congressistas puderam discutir”, conclui.

 

logo

© Sistema OCB/MS 2024. Todos os direitos reservados

localizacao

Av. Ceará, 2245 - Vila Célia
Campo Grande/MS