Chapeu

Cursos

1Onda

Dia de Campo em Novo Horizonte do Sul destacou importância do capricho e apresentou variedades de soja

Data: 05/02/2024 16:06

Autor: Copasul

Na manhã de sábado, 03/02, a Copasul promoveu seu Dia de Campo em Novo Horizonte do Sul na propriedade do cooperado Ernesto Zanovelli. O evento, que integra o Circuito da Soja da cooperativa, contou com a presença de aproximadamente 150 convidados, que tiveram a oportunidade de participar de uma palestra e conhecer variedades de soja recomendadas para a região.

Além de cooperados e parceiros, o evento contou com a presença do prefeito Guga, de Novo Horizonte do Sul, e do presidente do Conselho de Administração da Copasul, Gervasio Kamitani.

“Nos tempos antigos, quando a região foi colonizada na forma de assentamento, a Copasul já esteve no município. Todo mundo que recebeu os lotes plantava algodão, então nós tínhamos uma unidade de recebimento de algodão aqui. Depois, nós saímos de Novo Horizonte do Sul e retornamos em 2013 em uma nova etapa, atendendo os produtores de grãos. Agora, estamos cada dia mais participando do desenvolvimento da região. E a gente fica feliz em ver essa transformação”, disse Gervasio Kamitani na cerimônia de abertura do evento.

A unidade Silos Novo Horizonte do Sul foi inaugurada pela cooperativa em 2013 com capacidade inicial para armazenar 450 mil sacas de grãos e evoluiu juntamente com os agricultores. Nesta safra, passou por reformas de modernização e ampliação, passando para 1,5 milhão de sacas de capacidade estática, além de ter mais um tombador instalado, contribuindo para acelerar o fluxo de recebimento.

“A Copasul hoje se coloca entre as grandes cooperativas do país. E a Copasul tem feito esses eventos nos rincões mais distantes, pode ser num assentamento, como na região de Novo Horizonte, e em outras regiões também. E nós vemos nesses eventos o espírito de cooperativismo como um instrumento para que as pessoas se unam buscando o desenvolvimento. Então parabéns aos produtores que cooperam!”, disse o prefeito Guga.

Logo depois das boas vindas com café da manhã e dos discursos de abertura, os participantes foram até os campos conhecer as variedades de soja indicadas para a região, contando ao todo com 12 materiais genéticos diferentes. Em seguida, os convidados voltaram ao barracão da propriedade, onde puderam assistir a agricultora Raquel de Miranda com sua palestra que enfatiza a importância do capricho aliado ao conhecimento técnico para o sucesso da lavoura.

“A gente ficou até surpreso com as condições dos campos pela falta de chuva. E serve para a gente adquirir uma experiência vendo na prática os talhões com os materiais genéticos. Assim, a gente vê quais são as melhores e vai tentar posicioná-las no sítio. E a palestra também foi muito boa!”, elogiou o cooperado Osair Zafalon, proprietário do Sítio Guiraí, localizado no próprio município.

CIRCUITO DA SOJA

O Dia de Campo em Novo Horizonte do Sul é parte de uma série de eventos que compõem o Circuito da Soja da Copasul, com sete eventos ao longo de 23 dias. O circuito teve início em 17/01 com a Jornada Técnica da Soja em Naviraí, reunindo mais de 600 participantes, depois passou por Maracaju, Batayporã e Deodápolis, contando com boa participação dos cooperados em cada etapa. O próximo evento será o Tour da Soja em Anaurilândia, no dia 06/02, seguido pelo Dia de Campo em Ivinhema, em 08/02, realizado em parceria com a Fundação MS.

Para mais informações sobre os eventos da Copasul, acesse as redes sociais da cooperativa ou visite o site em www.copasul.coop.br.

 

logo

© Sistema OCB/MS 2024. Todos os direitos reservados

localizacao

Av. Ceará, 2245 - Vila Célia
Campo Grande/MS