Chapeu

Cursos

1Onda

Dia nacional do voluntário é celebrado em 28/8

Data: 28/08/2018 00:00

Autor: OCB

Há quem diga que o povo brasileiro é um dos mais solidários do mundo e o IBGE mostra que essa máxima é verdadeira, quando o assunto é colocar a mão na massa e ajudar alguém. Para se ter uma ideia, 7,4 milhões de brasileiros doam além de recursos materiais, parte de seu tempo e, assim, fazem valer a pena a celebração do Dia Nacional do Voluntariado, comemorado nesta terça-feira, 28/8, em todo o país.

É gente como a Rosa Maria Rosa, lá do Maranhão. Depois de fazer parte do público-alvo das ações voluntárias, atualmente ela é uma das 121 mil pessoas que se dedicaram, no ano passado, a contribuir com a construção de um mundo mais justo, feliz, equilibrado e com mais oportunidades para todos, por meio das iniciativas do Dia de Cooperar (Dia C).

Os projetos estruturadores capitaneados por mais 1,5 mil cooperativas em todas as regiões do país e apoiadas pelas unidades estaduais do Sistema OCB beneficiaram mais de dois milhões de pessoas em 2017.

Essas iniciativas estão alinhadas, desde 2016, aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), propostos pela ONU, com vistas à erradicação da pobreza extrema no mundo até 2030. Aliás, o próprio IBGE afirma que a realidade vivida por Rosa Maria Rosa, antes de conhecer o poder da cooperação, ainda sufoca 52 milhões de brasileiros que vivem abaixo da linha da pobreza, ou seja, com menos de R$ 387 por mês.

O dado é da Síntese dos Indicadores Sociais, divulgado pelo IBGE no final de 2017, e mostra o quanto o Brasil ainda precisa caminhar quando o assunto é geração de trabalho, emprego, renda e cidadania.

E, para potencializar o alcance das iniciativas das cooperativas não só do Brasil, mas de outros 10 países, está ocorrendo, desde ontem, em Brasília, o Workshop Internacional Cooperativas para o Desenvolvimento Sustentável, Inclusão Social e ODS. O evento, promovido pelo Sistema OCB em parceria com a ONU e com o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, vai até amanhã (29/8).

 

BONS EXEMPLOS

Ao longo do evento casos que mostram o comprometimento das cooperativas com a comunidade onde está inserida estão sendo apresentados. Aqui no Brasil (no Amapá), por exemplo, a Cooceap organizou pescadores e garantiu que, após o sucesso da cooperativa, uma escola fosse montada para atender 400 crianças. “Essa atuação é muito importante porque o poder público não consegue oferecer todos os serviços”, comentou presidente da cooperativa, Raimundo Reis Nobre.

 

PARAGUAI

Nilton Adalberto Maidana Veja, representante do Instituto Nacional do Cooperativismo do Paraguai (Inacoop) disse que as cooperativas do país vizinho são muito comprometidas com atenção médica, com a educação integral, com o transporte e com a questão ambiental. “Não falamos apenas da educação formal. Trabalhamos o conceito da educação integral. Para se ter uma ideia, as cooperativas estão trabalhando a educação financeira nas escolas, também. Isso porque o impacto do consumismo vem afetando a poupança e o crédito utilizado pela sociedade”, exemplificou o paraguaio.

 

ARGENTINA

De cada dois argentinos um se beneficia de produtos produzidos por cooperativas. O que mostra a força e a responsabilidade de uma atuação cada vez mais consciente. Por isso, a representante da Cooperar, uma cooperativa do terceiro setor criada em 1962, Gabriela Buffa, que participa do workshop internacional, revelou que a partir deste ano, a entidade passou a integrar a Pampa 2030, plataforma argentina para acompanhar as ações em torno da Agenda 2030.

O objetivo, segundo ela, é fazer o acompanhamento dos trabalhos promovidos (tanto pelas cooperativas quanto pelo governo) desenvolvidos com vistas ao cumprimento da Agenda 2030 e defendeu a união de outros setores na luta contra a erradicação da pobreza extrema no mundo.

 

PARTICIPAÇÃO

Além do Brasil, Paraguai e Argentina, também participam do evento representantes de governos e também do movimento cooperativista da Angola, de Cabo Verde, do Chile, da Colômbia, de Guiné-Bissau, de Moçambique, de Portugal e do Uruguai.

 

FOTOS

Clique; aqui para conferir as fotos do evento.

Fonte: Sistema OCB

logo

© Sistema OCB/MS 2024. Todos os direitos reservados

localizacao

Av. Ceará, 2245 - Vila Célia
Campo Grande/MS