Elas pelo Coop e Geração C destacam importância da Semana de Competitividade
Data: 02/09/2022 08:10
Autor: OCB
Os comitês de jovens e mulheres do Sistema OCB, Geração C e Elas Pelo Coop, marcaram presença na Semana de Competitividade 2022. Os integrantes participaram de palestras e laboratórios e demais atividades previstas no evento organizado pelo Sistema OCB. Além disso, os grupos realizaram reuniões específicas para tratar de seus regimentos e da construção do planejamento estratégico e esboçar metodologias para captar mais pessoas por todo o país a aderirem aos movimentos que integram e fortalecem o cooperativismo brasileiro.
Elas pelo no Coop
Carolina Mussolini, da Sicredi Rio-Paraná/Paraná-São Paulo, declarou que encontros como este são especiais para despertar em todas as cooperativas a vontade de transformar e mudar. “Queremos implementar, até o próximo ano, comitês em todas as regiões do Brasil. Precisamos de mais mulheres no cooperativismo não apenas como associadas, mas também empoderadas para cargos de liderança. Como o cooperativismo trabalha o interesse pela comunidade, pretendemos levar nossos valores e princípios para a sociedade crescer. Queremos mais mulheres inseridas na política, nas comunidades, enfim, mais mulheres como líderes. O Elas Pelo Coop vai promover a força da mulher”, salientou.
Sobre a Semana de Competitividade, Carol, como é conhecida pelo grupo, reforçou que os conteúdos tratados foram fundamentais para os avanços em relação aos jovens, mulheres e à inclusão. “Esse fomento da inclusão e da liderança está completamente conectado com o que queremos e a Semana de Competitividade veio para integrar isso, para mostrar que estamos aqui e que queremos participar e ajudar”.
Já Maria Silvana Ramos, da Cooperativa Agroindustrial do Tocantins (Coapa), disse ter se surpreendido com os esclarecimentos que o evento proporcionou. “Essa semana foi uma surpresa, porque meu entendimento sobre competitividade foi transformado na trilha sobre ESG. Para nós do Ramo Agro era um bicho de sete cabeças e quando as mulheres foram incluídas neste processo, na parte social, percebemos que já fazemos isso há muito tempo. Acho que ficou tudo bem encaixado para que tenhamos novos conhecimentos e pratiquemos essas inovações. Foi perfeito. Um dos melhores eventos que já participei”, frisou.
Sobre o aumento do percentual de mulheres em cargos de liderança, Maria destacou iniciativas em andamento. “Nosso comitê vai disseminar conhecimentos para que as mulheres estejam cada vez mais liderando conselhos e cargos essenciais para o bom andamento das cooperativas. As Unidades Estaduais serão nossas parceiras fundamentais, que vão nos ajudar nessa disseminação para que todas as cooperativas tenham um núcleo feminino”, avaliou.
Geração C
Daniel Resende, da Cooperativa Sicredi União (MS, TO e Oeste da Bahia), disse que a Semana de Competitividade inspirou os jovens presentes. “Queremos atender o que a cooperativa espera de nossos associados. Aqui criamos um planejamento de como iniciar os trabalhos, a consolidação do regimento e os primeiros passos e regras para que nossos encontros sejam mais frequentes. Tudo isso já está alinhado para levar o núcleo de jovens para todos os estados. Hoje somos 18 jovens e precisamos dessa interconexão para crescermos”, disse.
Para Daniel, é importante que o coop seja reconhecido pela sociedade. “Embora o movimento seja divulgado, a fórmula precisa ser otimizada. Vamos melhorar o formato para atingir o público que a gente espera. E, com isso, o jovem vai levar esse conhecimento para dentro de casa, para suas famílias e dar sequência ao ciclo virtuoso. Queremos ecoar que o cooperativismo é uma filosofia de vida e pode ser inserida em qualquer lugar. Quando enxergamos a amplitude disso e o bem-estar que o coop ocasiona, é possível ver que é simplesmente fazer o bem de forma correta e transparente”.
A Semana de Competitividade também lançou perguntas sobre os conteúdos do evento e os participantes que responderam aos questionários no aplicativo concorreram ao sorteio de um Iphone 13. Daniel foi o ganhador. “Tive pensamento positivo e até comentei com meu colega que eu ia ganhar o celular. Sorrimos e chegamos à conclusão que o ideal seria um de nós ganharmos. Quando vi que tinha sido sorteado não contive meu grito. As palavras têm poder e devem ser proclamadas para o bem, deu certo e agora serei o fotógrafo oficial do Geração C”, comemorou.
Kelyta Brito, da cooperativa Sicoob Primavera (MT), considera que a estratégia de governança, ambiental e social (ESG) é um anseio da juventude que sempre esteve presente no movimento coop. “Essa semana foi importante para nós do comitê, porque falaram sobre as tendências do mercado, que vão ao encontro do que a gente já está pensando, que é o ESG. Nós queremos um negócio que leve em consideração o social, a governança e a sustentabilidade. As questões raciais, de gênero, a inclusão da mulher em cargos altos e a inclusão de nós jovens como voz do cooperativismo onde atuamos”, declarou.
© Sistema OCB/MS 2024. Todos os direitos reservados
Av. Ceará, 2245 - Vila Célia
Campo Grande/MS