Em Comemoração ao Dia das Crianças, Sicredi Celeiro leva importância das brincadeiras de crianças para escolas do Programa A União Faz a Vida
Data: 10/10/2022 11:16
Autor: Sicredi
Com o objetivo de proporcionar acesso à cultura e em comemoração ao Dia das Crianças - 12 de outubro - a Cooperativa Sicredi Celeiro Centro Oeste levou peças teatrais para as escolas parceiras do Programa A União Faz a Vida (PUFV). As apresentações das peças “Brincadeira de Criança” e Verdade ou Consequência? Vamos Jogar” aconteceram, ao longo desta semana, nos municípios de Chapadão do Sul, Costa Rica, Rio Verde de Mato Grosso e São Gabriel do Oeste.
De acordo com o presidente da Sicredi Celeiro, Jaime Antônio Rohr, a ação complementa as diversas atividades desenvolvidas ao longo do ano, através do PUFV – principal programa de educação do Sicredi que objetiva construir e vivenciar atitudes e valores de cooperação e cidadania entre as crianças.
“A intenção do Programa União Faz a Vida é transformar a realidade dos alunos, de suas famílias e comunidades. Ao promover a educação para um mundo mais cooperativo, o programa inspira professores, estudantes e comunidades, por meio de metodologia educacional própria, fundamentada no desenvolvimento de projetos. Dentro deste conceito, incluímos as peças teatrais abrangendo também a celebração do Dia das Crianças”, explicou Jaime.
A peça Brincadeira de Criança é voltada para os mais novos e faz o resgate de antigas brincadeiras, no qual três amigos estão lembrando brincadeiras que aconteciam nas ruas, buscando interagir com seus amigos e aproveitar a infância. Dentro deste contexto, cada personagem expressa sua personalidade distinta, abordando assuntos como: amizade, segurança, família, uso de celular, vídeo games, respeito. A ideia é provocar encantamento através das brincadeiras infantis, dos elementos cênicos, das músicas e mostrar que o brincar frente a frente também é tão ou mais interessante do que as brincadeiras ou jogos online.
Já o espetáculo Verdade ou Consequência: Vamos Jogar? Aborda questões que remetem à faixa etária da adolescência, sobre os desafios desta fase, sobre bullying, como os comportamentos afetam o entorno e suas consequências, as mentiras e outras questões. São três personagens que conduzem uma reflexão junto aos jovens, tudo isso usando de muita música, ludicidade, jogos, humor e momentos mais introspectivos. A peça é uma ferramenta educativa que pode ser reverberada dentro da sala de aula para estimular discussões, rodas de conversa e ações transversais dentro das escolas.
A professora Liamara Ebelin relata que adora trabalhar com o PUFV e que percebe o envolvimento das crianças. O PUFV é projeto muito válido, pois desperta nas crianças e nas famílias a solidariedade. Nós trabalhamos toda questão ambiental com os alunos, a consciência, como colaborar com meio ambiente. É um projeto grandioso pois envolve toda comunidade escolar, os alunos e a comunidade em geral. Todos juntos e dispostos a ajudar”, inicia.
Para a professora, as apresentações foram recebidas como um presente para as Crianças. “Elas estão familiarizadas com o Programa União Faz a Vida, mas acredito que não esperavam receber um espetáculo de teatro divertido e educativo como este. Elas ficaram encantadas e nós professores também. É mais um complemento que mostra a importância e a grandeza do projeto”, complementou.
Em Chapadão do Sul, na segunda-feira (3) foram apresentadas as duas peças na Escola Municipal Integral Semear. Já em Costa Rica, na quarta-feira (5), a Escola Polo Cotrisa de Baús recebeu o espetáculo Brincadeira de Criança, o que se repetiu na quinta-feira (6), com a Escola Municipal Aurelino Ataíde de Brito, em Rio Verde de Mato Grosso. As apresentações encerraram nesta sexta-feira (6) com uma sessão de Brincadeira de Criança na Escola Filinto Muller, e duas na Fundação Educacional Cristo Rei.
© Sistema OCB/MS 2024. Todos os direitos reservados
Av. Ceará, 2245 - Vila Célia
Campo Grande/MS