Chapeu

Cursos

1Onda

Em tempo de coronavírus, cooperativa lanca campanha pedindo respeito e empatia aos profissionais da saúde

Data: 20/03/2020 00:00

Autor: Unimed CG

A Unimed Campo Grande iniciou uma campanha, pedindo que a população tenha mais respeito e educação com os profissionais de saúde que estão na linha de frente no atendimento de pacientes com suspeita ou mesmo confirmados com a Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus. 

Com o aumento significativo da procura por atendimento, tanto na rede pública quanto na rede privada de saúde, os ânimos de muitos acabam exaltados, resultando em desrespeito, agressões verbais e até mesmo físicas aos médicos, enfermeiros, técnicos, auxiliares e atendentes. 

Diante disso, a cooperativa reforça que os profissionais, que já colocam suas vidas em risco, diariamente, em prol da comunidade, estão agora numa verdadeira força-tarefa para atender a alta na demanda nesse momento difícil em que o mundo atravessa pela pandemia da doença. 

Vale lembrar que a recomendação dos especialistas é que só procurem atendimento médico os pacientes com suspeita da doença que manifestarem sintomas mais graves. “Apenas uma pequena parcela das pessoas infectadas terá o caso grave da doença, então é preciso observar sempre os sintomas. Se forem mais graves, como febre alta e falta de ar, aí sim é necessário procurar o pronto atendimento para avaliação de um especialista”, explica o médico infectologista da Unimed Campo Grande, Dr. Maurício Pompilio. 

Em casos de sintomas mais leves, que se assemelham a uma gripe, os sintomas podem ser febre, tosse, coriza, dor de garganta, mal estar, entre outros, e a orientação é que o paciente fique em casa, se cuidando, ingerindo muita água e, eventualmente, fazendo o uso de medicações para dor e febre, sob a prescrição médica.

Desta forma, evita-se a aglomeração de pessoas e contatos nos prontos atendimentos e o risco de contaminação diminui. 

O momento é de cautela, cuidado, prevenção, mas também de ter mais respeito e empatia pelos profissionais que têm deixado suas famílias em casa para cuidar dos pacientes. 

Em apoio a esses profissionais da saúde, a Unimed Campo Grande convida toda a população a abraçarem um movimento que tem ganhado força nas redes sociais nos últimos dias, postando nesta sexta-feira (20/03), às 20h30 (horário de Brasília), vídeos ou fotos em suas redes sociais batendo palmas e usando a #aplausosnajanela

logo

© Sistema OCB/MS 2024. Todos os direitos reservados

localizacao

Av. Ceará, 2245 - Vila Célia
Campo Grande/MS