Chapeu

Cursos

1Onda

Entrevista: Celso Régis

Data: 14/12/2016 00:00

Autor: Gabriela Borsari

Depois de um 2016 conturbado, é hora de fazer um balanço e recomeçar para ter um ano novo mais produtivo. Esta semana, o presidente do Sistema OCB/MS concedeu uma entrevista fazendo essa análise. Confira!

1- Qual o balanço de 2016 para o cooperativismo?

Celso Régis: Foi um ano difícil. Diversos desafios tiveram que ser superados. O cooperativismo não esta imune às crises, porém atravessou esse delicado momento incólume, exatamente pelo seu formato agregador, de participação e de transparência de suas ações. No Brasil e no Mato Grosso do Sul chegamos ao final do ano com resultados positivos com crescimentos em todos os seguimentos econômicos de atuação dos empreendimentos cooperativos.

2- O que esse ano agregou?

Celso Régis: Foi o ano da consolidação. Pois é no momento de crise que o aparece o cooperativismo como solução das dificuldades. Tivemos forte ampliação no MS das unidades das cooperativas, seja no ramo transporte, agropecuário, credito, saúde, dentre outros. Num ano economicamente difícil, as cooperativas mostraram que ‘e possível crescer e agregar resultados aos negócios dos cooperados, por estar alicerçado no princípio da valorização das pessoas, afinal, cooperativa é uma sociedade de pessoas e não de capital.

3-Quais são as perspectivas para 2017, em âmbito geral e para o cooperativismo?

Celso Régis: É de continuar crescendo. Com as perspectivas de melhoras nas questões nacionais sejam políticas ou econômicas, por certo trará melhores condições para o mercado e isso refletira na continuidade dos investimentos por parte das cooperativas no MS.

4- Como vê o próximo ano para o MS?

Celso Régis: Com otimismo. Estamos na metade do mandato do atual Governo, que tem demonstrado firmeza e austeridade em suas ações. Isso nos dá uma certa segurança e confiança de que teremos melhores condições para atrairmos novos negócios, novos investidores, e nesse contexto estão também as cooperativas.

5- Como será o trabalho do Sistema OCB/MS em 2017?

Celso Régis: Considerando a acima exposto, o Sistema OCB/MS atuará como aglutinador e impulsionador do sistema cooperativo, buscando as melhores práticas de governança e a profissionalização cada vez maior dos empreendimentos cooperativos. Nosso Plano Estratégico, que está alinhado com as estratégias nacionais, traz em seus norteadores o compromisso de buscar por todos os meios o fortalecimento e desenvolvimento do cooperativismo no MS, onde através de parcerias com o governo do estado e os demais entes do setor produtivo, buscaremos ampliar a atuação do setor cooperativo na economia estadual. Acreditamos que desta forma estaremos contribuindo para melhorar as condições e a qualidade de vida das pessoas e das comunidades.

logo

© Sistema OCB/MS 2024. Todos os direitos reservados

localizacao

Av. Ceará, 2245 - Vila Célia
Campo Grande/MS