ENTREVISTA DA SEMANA: Renato Nobile
Data: 19/02/2015 00:00
Autor: OCB
Na semana logo após o carnaval, de 23 a 27 de fevereiro, o Sistema OCB promove o evento de lançamento da Campanha Dia C 2015. Os preparativos estão a todo vapor, pois este ano a data escolhida para a celebração nacional será mais cedo: dia 4 de julho. Sobre o tema, conversamos com o superintendente do Sistema OCB, Renato Nobile. Confira!
O que é o Dia C?
Renato Nobile: O Dia de Cooperar (Dia C) é uma iniciativa de voluntariado, que vem realizando suas atividades com muita propriedade desde 2009, contando com a participação das cooperativas, e consiste na promoção e estímulo à realização de ações voluntárias diversificadas e simultâneas nos estados onde a Campanha se realiza.
As ações são definidas e executadas pelas próprias cooperativas e contam com o apoio do Sistema OCB no estado, na capacitação, divulgação e valorização das práticas, por meio de orientações contidas em cartilhas, manuais e outros documentos produzidos e distribuídos aos participantes, reforçados por uma ampla campanha de comunicação, com planos de mídia, recursos de informática e peças publicitárias.
Fechando as atividades, o Sistema OCB do estado realiza um evento simultâneo com os demais estados participantes do projeto com foco comemorativo e de estímulo e reconhecimento às ações, onde são ofertados a comunidade atendimentos e serviços voluntários além de atividades com temas ligados a cultura, educação, responsabilidade socioambiental, saúde, esporte e lazer etc.
Assim, mostrando à comunidade cooperativista e demais setores da sociedade, o potencial de atuação das cooperativas, cooperados e empregados, no campo da Responsabilidade Social.
Como surgiu esta ideia?
Renato Nobile: Surgiu da necessidade de colocar o potencial cooperativista, e a Responsabilidade Social, a serviço do próximo, o que confirmou que essa era uma excelente oportunidade para transformar e ser transformado através de atividades voluntárias essenciais ao bem-estar comum.
Originado em Minas Gerais em 2009 o Projeto Dia de Cooperar – ou apenas, Dia C, tinha em sua proposta um dia reservado para fazer o bem, em que equipes de voluntários realizavam, simultaneamente, em todo o estado, uma atividade, de escolha da cooperativa, que ajudasse a transformar para melhor a vida das pessoas.
Qual é o objetivo desta ação?
Renato Nobile: Sensibilizar, mobilizar e convergir esforços, junto as Cooperativas, para promover e intensificar as ações voluntárias dos cooperados e empregados das cooperativas, fortalecendo o seu potencial transformador de realidades tornando essas iniciativas numa prática continuada do Sistema cooperativista brasileiro.
O dia C será em 4 de julho, mas as ações podem ser desenvolvidas antes. Como isto vai funcionar na prática? O que de fato vai acontecer no dia 4/7?
Renato Nobile: O evento de celebração realizado em todos os estados participantes da Campanha será promovido por cada unidade estadual, com a participação de suas cooperativas filiadas, para demonstrar às comunidades seu potencial voluntário, em um espaço público, de circulação, aberto à sociedade.
No dia C em julho, os voluntários das cooperativas participantes desta celebração estarão realizando suas iniciativas pontuais da campanha e as comemorações em cada instituição beneficiada, caso optem por permanecer em seus municípios ou nos locais de realização da iniciativa voluntária.
O grande desafio deste projeto, Dia de Cooperar, é fazer com que as ações que muitas vezes acontecem de forma isolada, pontual e apenas em um determinado período de tempo, se tornem programas estruturados e permanentes de solidariedade das cooperativas, focados no desenvolvimento social.
Qual o motivo da escolha desta data?
Renato Nobile: Trata-se da data quando se comemora, também, o Dia Internacional do Cooperativismo. A ideia de instituirmos o primeiro sábado de julho também como o Dia C é com a intenção de fomentarmos o voluntariado cooperativo, um importante aliado para as cooperativas que percebem a importância das boas relações com as comunidades do seu entorno, como diferencial competitivo para os seus negócios, realizando ações sociais comunitárias que fortalecem sua imagem e reputação.
O voluntariado cooperativo se dá por meio de um conjunto de atividades realizadas a partir do ambiente cooperativo, incentivando e apoiando seus cooperados, empregados e familiares a aderir e participar de iniciativas voltadas para o desenvolvimento social e o bem-estar das pessoas.
Que tipo de ações as cooperativas têm realizado ou sugerido fazer no dia C?
Renato Nobile: Das mais variadas. Quando se fala em fazer o bem, a criatividade cooperativista não tem limites. Temos relatos de Campanhas de arrecadação de donativos para entidades de combate ao câncer, abrigos, lares creches e orfanatos; campanha de arrecadação de materiais de construção e de mão de obra para construção e reforma de creches, APAEs; implantação de hortas e viveiros de mudas ; emissão de documentos; ciclos de palestras educativas; orientações sobre saúde bucal e DSTs; campanhas de doação de sangue, medula, saúde preventiva; passeios ciclísticos; apresentações culturais; atividades de recreação; oficinas de informática para inclusão da 3ª idade e muito mais.
Como está a adesão das cooperativas do País a este projeto?
Renato Nobile: O ano de 2014 foi uma grande surpresa. Depois da edição piloto, realizada em 2013 com 8 estados, tivemos a surpreendente adesão de 25 estados brasileiros à Campanha. Agora, em 2015, seremos literalmente o país todo envolvido nesta grande ação. Já superamos a marca de 110 mil voluntários e 1,4 milhão de pessoas beneficiadas nestes dois anos, e nossa expectativa é fazer com que esse número cresça exponencialmente.
O que mais é importante se falar para cooperados e sociedade sobre o dia C?
Renato Nobile: A simplicidade é a melhor forma de exercermos o voluntariado. Com nossas próprias mãos, sendo agentes de transformação social! Fortalecer as pessoas e as instituições é a melhor contribuição do Dia C! Com ações diretas, objetivas e focadas no resultado o projeto atingirá a sustentabilidade necessária à sua perenidade, benefícios institucionais para as Cooperativas, benefícios pessoais aos voluntários envolvidos com o projeto e benefícios às comunidades que estarão empoderadas e capazes de se desenvolverem com mais autonomia.
Fonte: Sistema OCB
© Sistema OCB/MS 2024. Todos os direitos reservados
Av. Ceará, 2245 - Vila Célia
Campo Grande/MS