Fiacão Copasul conquista Selo Ambiental do SENAI
Data: 23/09/2015 00:00
Autor: Copasul
A Fiação Copasul é a primeira Fiação e Cooperativa do Mato Grosso do Sul que recebe o Selo Ambiental do PSE (Programa Senai de Ecoeficiência), que amplia o percentual do incentivo fiscal concedido pelo Governo do Estado e atesta e classifica a eficiência ambiental das empresas.
Com o Selo, a Copasul torna-se a 15ª indústria do Estado e a primeira de Naviraí com a certificação. A entrega do Selo foi realizada no dia 19 de setembro no EcoSesi Observatório Socioambiental, em Bonito (MS), onde a Copasul recebeu o Selo Laranja, que representa uma ampliação de 3% sobre o benefício fiscal concedido pelo Estado. Estiveram presentes a equipe do Senai e da Copasul representados pelo Gerente Divisão de Industria e Novos Negócios, Adroaldo Yoshimitsu Taguti, pela engenheira têxtil, Elen Demarchi de Lima e o engenheiro Ambiental, Diogo Mussi.
Os selos ambientais do Programa Senai de Ecoeficiencia servem para classificar a eficiência ambiental das indústrias estaduais de acordo com os parâmetros pré-estabelecidos no Decreto Estadual nº 13.606, de 25 de abril de 2013, que prorrogam até 2028 os incentivos fiscais para o setor industrial sul-mato-grossense, permitindo a ampliação, em até 5%, do percentual do benefício fiscal já concedido mediante à efetividade do plano técnico de sustentabilidade ambiental das empresas. O Senai, em parceria com o EcoSesi Bonito, desenvolve o Programa de Ecoeficiência, que dá suporte aos selos ambientais destinados às indústrias do Estado, sendo desenvolvido em sete etapas: adesão, habilitação, definição de metas, implementação da metodologia do PSE, processo de auditoria, avaliação ambiental e emissão de selo ambiental. Por meio da pontuação de desempenho ambiental, o PSE vai conceder 5 selos ambientais (verde, azul, laranja, marrom e branco), sendo que cada um tem sua equivalência entre a pontuação e o percentual do incentivo fiscal concedido. O Selo Laranja tem conceito entre 41 e 60 pontos e 3% a mais de incentivo fiscal.
“Num primeiro momento fazemos um diagnóstico, onde vamos conhecer como está a estrutura da empresa. Verificamos que tipo de Gestão ela tem na parte ambiental, se ela tem uma política estabelecida, quais os objetivos, etc. Avaliamos esses indicadores já voltados com o princípio da sustentabilidade, usando os três pilares, social, econômico e ambiental. Nesse diagnóstico mostramos onde a empresa está hoje, considerando um sistema de Gestão de Ambiental, depois voltamos para fazer a auditoria e verificamos quais as ações efetivas tomadas pela empresa. A Copasul é a primeira indústria de Naviraí, primeira cooperativa do Estado e primeira fiação de algodão que é contemplada com o Selo”, disse a Coordenadora técnica do Diagnóstico, Liliane Candida Corrêa.
Para o Diretor-Técnico do Senai, Gilberto Evídio Schaedler, o Programa fortalece as questões ambientais dentro das empresas. “O Senai busca oferecer serviços que agreguem valor às industrias do Estado. O Programa visa aperfeiçoar e estimular as industrias, para que elas tenham boas práticas no sentido de cuidados do meio ambiente. Pra nos é gratificante vermos que através dos nossos serviços e trabalhos podemos ajudar também o Sistema Cooperativo, um Sistema que tem uma característica especial e que pode contribuir muito para o desenvolvimento do nosso Estado. Agradecemos a Copasul por estar comprometida com essa proposta de crescimento e desenvolvimento sustentável”.
“A participação no programa e a obtenção do selo Laranja são evidencias de que a Cooperativa está comprometida com a visão da sustentabilidade, porém o mais importante é ressaltar que através da participação no programa, estamos organizando e aperfeiçoando nosso Sistema de Gestão Ambiental. Sem dúvida a busca pela melhoria continua do nosso Sistema de Gestão Ambiental produzirá resultados cada vez mais consistentes e duradouros com relação à sustentabilidade ambiental. Agradeço o Senai pelo apoio e profissionalismo da sua equipe que realizaram um diagnóstico abrangente e completo, e nos possibilitou ter uma visão clara dos pontos que temos que melhorar e as principais ações a serem priorizadas. Agradeço também a equipe técnica da Copasul que não mediu esforços para atender às solicitações da equipe do Senai durante a auditoria”, disse o Gerente Divisão de Industria e Novos Negócios, Adroaldo Yoshimitsu Taguti.
Fonte: Copasul
© Sistema OCB/MS 2024. Todos os direitos reservados
Av. Ceará, 2245 - Vila Célia
Campo Grande/MS