FÓRUM DAS FIACÕES: Cooperativas discutem situacão do setor têxtil
Data: 18/11/2014 00:00
Autor: Gabriela Borsari
As cooperativas do Paraná e do Mato Grosso do Sul que possuem fiações estão obtendo bons resultados neste ano, devido ao bom volume de vendas e aos preços estáveis. O mercado está operando com valores abaixo do mínimo fixado pelo governo federal (R$ 54 a arroba do algodão em pluma).
“Os preços da matéria-prima estão em patamares baixos e o governo lançou, em outubro e novembro, leilões de Pepro (Prêmio Equalizador Pago ao Produtor) para apoiar a comercialização do produto. Nos pregões foram negociadas 900 mil toneladas, o que representa cerca de 55% da safra brasileira. Além disso, há a perspectiva é de que os preços se mantenham estáveis no ano que vem”, disse o analista técnico e econômico do Sistema Ocepar, Robson Mafioletti.
Por outro lado, a preocupação do setor é com o aumento dos custos, principalmente os provenientes da energia elétrica, que deverão ser superiores a 15%.
FÓRUM – Essas foram algumas das conclusões tiradas das discussões que ocorreram nesta quinta-feira (13/11), no auditório da Cooperativa Cocamar, em Maringá, durante o Fórum das Fiações promovido pelo Sistema Ocepar. Participaram cerca de 20 profissionais das cooperativas Cocamar, Coamo e Integrada, do Paraná, e Copasul, do Mato Grosso do Sul. Na oportunidade, o analista da Safras &Mercados, Élcio Bento, apresentou uma palestra sobre a conjuntura do mercado de algodão.
CALENDÁRIO 2015 – Na reunião, também foi definida a programação dos Fóruns das Fiações para 2015: no dia 19/03, na Coamo, em Campo Mourão; em 21/05, na Copasul, em Naviraí (MS); no dia 16/07, na Integrada, em Assaí; no dia 17/09, na Cocamar, em Maringá, e o último encontro, no 19/11, deverá ser realizado na Coamo ou na sede da Ocepar, em Curitiba. (Assimp Sistema Ocepar)
© Sistema OCB/MS 2024. Todos os direitos reservados
Av. Ceará, 2245 - Vila Célia
Campo Grande/MS