Fórum Latino-Americano de Energia Cooperativa discute Transição Energética e Sustentabilidade
Data: 06/09/2024 12:55
Autor: OCB/MS
O Sistema OCB, em parceria com a Confederação Nacional das Cooperativas da Alemanha (DGRV), deu início ao Fórum Latino-Americano de Energia Cooperativa nesta quarta-feira (04), reunindo representantes de diversos países como Brasil, Chile, México, Colômbia, Honduras e Alemanha. Representando as cooperativas de Mato Grosso do Sul, o representante sul-mato-grossense das coops de infraestrutura, Jorge Luiz Soares Barbosa, que também é Conselheiro do Sistema OCB/MS e Presidente da Cergrand, esteve presente no evento.
"Este fórum tem sido uma excelente oportunidade para entendermos as inovações e as tendências na área de geração distribuída de energia. O que vimos aqui pode ser aplicado diretamente nas cooperativas do Mato Grosso do Sul, mas ainda esbarramos em algumas dificuldades de legislação que ainda é retrógrada para as novidades do setor energético. Mas acreditamos que é possível aproveitarmos toda essa troca de experiências para poder buscar novas possibilidades, assim promovendo maior independência energética e sustentabilidade. A troca de experiências com cooperativas de outros países com certeza nos enriqueceu e acredito que podemos levar esses conhecimentos para fortalecer o desenvolvimento energético no estado", afirmou Jorge.
Com duração de dois dias, o evento teve uma programação abrangente, voltada para cooperativas de geração distribuída, reguladores, entidades de representação e cooperativas interessadas em produzir sua própria energia. Os debates centrais giram em torno das oportunidades e desafios da sustentabilidade energética, do uso de fontes renováveis e da importância da adoção de modelos de economia colaborativa para o fornecimento de energia.
Como o objetivo do evento é promover a troca de conhecimentos e experiências sobre o desenvolvimento da energia cooperativa na América Latina, a programação do evento incluiu a participação de cooperativas de geração distribuída de energia, que inclui a produção de energia por meio de painéis solares, usinas eólicas e outras fontes renováveis — e também de reguladores, entidades de representação e cooperativas interessadas em gerar sua própria energia.
A parceria entre o Sistema OCB e a DGRV reflete o interesse global em fortalecer o cooperativismo como um modelo sustentável e eficiente para a geração de energia limpa, destacando a capacidade das cooperativas de oferecer soluções energéticas acessíveis e socialmente responsáveis.
As cooperativas são vistas como protagonistas nessa transformação, uma vez que podem proporcionar autossuficiência energética, redução de custos e o desenvolvimento sustentável em suas comunidades.
A troca de experiências entre os países participantes é extremamente importante para promover o desenvolvimento de práticas inovadoras e gerar discussão sobre as políticas públicas que estimulam a geração de energia por meio de cooperativas. Os participantes também discutiram as políticas regulatórias e os incentivos necessários para que o setor de geração distribuída se expanda na América Latina, alinhando-se aos compromissos globais de descarbonização e mitigação dos impactos das mudanças climáticas.
O evento continuou na quinta-feira (05), com apresentações de cases de sucesso de cooperativas que já adotaram modelos sustentáveis de geração de energia, tanto no Brasil quanto nos outros países participantes. O Fórum Latino-Americano de Energia Cooperativa reafirma o compromisso do Sistema OCB em apoiar iniciativas que fortaleçam o cooperativismo e promovam o desenvolvimento sustentável, beneficiando cooperados e a sociedade como um todo.
*Com informações do Sistema OCB
© Sistema OCB/MS 2025. Todos os direitos reservados
Av. Ceará, 2245 - Vila Célia
Campo Grande/MS