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Gestão e governanca com foco na competitividade

Data: 18/04/2016 00:00

Autor: OCB

Sempre atentos à oportunidade de melhorar os processos de gestão e governança do movimento cooperativista do país, a Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB) e o Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop) tem buscado os melhores exemplos para construir um caminho sólido que garanta a competitividade das cooperativas e o bem-estar coletivo dos cooperados.

Um destes exemplos está no interior de São Paulo, na cidade de Campinas. Trata-se da Elektro, empresa de energia elétrica, responsável pelo atendimento a mais de 2,4 milhões de clientes, em 223 cidades paulistas, além de cinco cidades do Mato Grosso do Sul.

E para conhecer um pouco mais sobre as melhores práticas de Gestão de Pessoas e a aplicação do Modelo de Excelência da Gestão (MEG) implementadas pela empresa, uma comitiva participou, ontem, de uma visita técnica. O grupo foi formado pelo superintendente da OCB, Renato Nobile, pela gerente geral, Tânia Zanella, pela gerente geral do Sescoop, Karla Oliveira, Antônio Feitosa (Gerente de Controladoria) e Ana Cláudia Lima (Gerente de Pessoas).

Renato Nobile explicou que as unidades nacionais do Sescoop e da OCB têm tido a preocupação constante com a condução das cooperativas, visando o seu desenvolvimento. Segundo ele, é importante disseminar a prática de programas de gestão como o PDGC, voltado aos processos das cooperativas, e o PDGS, destinado às unidades estaduais do Sistema OCB e cujo projeto-piloto já está em andamento. “O objetivo é disseminar as boas práticas entre as cooperativas do Sistema, ressaltando a importância de uma direção e de uma gestão cada vez mais profissionalizadas e fiéis à filosofia cooperativista”, comenta o superintendente.

A EMPRESA - A Elektro é uma das maiores distribuidoras de energia elétrica do país, tem sede na cidade de Campinas (SP), possui 3.695 colaboradores próprios e faz parte do Grupo Iberdrola que tem sede na Espanha e é uma das cinco maiores companhias de energia elétrica do mundo.

Os investimentos contínuos no desenvolvimento profissional de seus colaboradores, no relacionamento com os clientes e na melhoria dos serviços prestados conferiram diversos prêmios à empresa, entre eles o de melhor empresa do país para se trabalhar pela Revista Época – Grate Place to Work, e pela Fundação Instituto de Administração/FIA – Guia Você S/A, além do Prêmio Nacional da Qualidade, entre outros.

As práticas reconhecidas da Elektro são baseadas na Filosofia de Gestão que possui quatro pilares – Acreditar, Praticar, Melhorar e Compartilhar. Todas as ações realizadas pela companhia se relacionam com esses pilares. A visita técnica, por exemplo, faz parte do pilar Compartilhar onde eles abrem as portas para quem quer conhecer as práticas de gestão adotadas e, ainda, aprender com os exemplos. Esse encontro chama-se BIPS e ocorre uma vez por mês.

GESTÃO DE PESSOAS – Dentre as práticas de Gestão de Pessoas, o grande destaque é o crescimento do colaborador na instituição. Das vagas de trabalho, 95% são preenchidas com recrutamento e seleção internos e somente os cargos considerados iniciais na carreira são selecionados externamente. No recrutamento interno todas as vagas e requisitos são divulgadas em uma rede social interna e qualquer colaborador que deseja e possui os requisitos pode participar.

O processo é conduzido para proporcionar o desenvolvimento do colaborador, com feedback em todas as etapas, visando sua preparação para as próximas oportunidades, além de um processo de desenvolvimento contínuo com vistas à realização de seus objetivos profissionais dentro da companhia. “Além disso, várias práticas que valorizam a qualidade de vida são desenvolvidas como academia no ambiente de trabalho e horário flexível. Um forte programa de desenvolvimento das lideranças é realizado, objetivando a sustentabilidade desse modelo”, explica a gerente de pessoas do Sistema OCB, Ana Cláudia de Oliveira D’arce Lima.

Segundo ela, o presidente da Elektro, Márcio Fernandes, fez questão de ressaltar que a companhia cria todas as condições para que as pessoas realizem seus sonhos, de forma transparente, justa, igualitária e com coerência, pois é isso que gera a confiança. A companhia identifica, ainda, as condições para que seus colaboradores realizem seus sonhos, desde que cada um se encarregue de fazer a sua parte, qualificando-se e buscando convergência de propósitos.

RECONHECIMENTO – Os investimentos contínuos no desenvolvimento profissional, no relacionamento com os públicos, na expansão da companhia, na melhoria e preservação do sistema elétrico resultaram em conquistas importantes para a Elektro, nos últimos anos. Tanto que seu presidente, Márcio Fernandes, recebeu o título de Líder mais admirado do Brasil, pela revista Você S/A. 

Em novembro do ano passado, o presidente da Elektro foi o convidado de honra da cerimônia de segunda edição do Prêmio Sescoop Excelência de Gestão, realizado pelo Sistema OCB. Na ocasião, ministrou uma palestra sobre a Nova Filosofia de Gestão que é estimulada por ele. Além disso, o executivo também explicou que felicidade dá lucro!

PRÊMIOS – Dentre os prêmios recebidos pela Elektro, graças à sua filosofia de gestão, estão:

- Prêmio Nacional da Qualidade (PNQ)
- Guia Exame de Sustentabilidade
- Melhor empresa brasileira para se trabalhar – Revista Época
- Melhor Empresa do Setor de Energia do País para Trabalhar – FIA
- Prêmio Abrade

 
Fonte: Sistema OCB
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