Governo apoia acordo entre cooperativas que amplia mercado de leite da agricultura familiar
Agricultores familiares de Terenos, Sidrolândia, Dois Irmãos do Buriti e Campo Grande se uniram para dar mais competitividade à produção de leite da região. Na quarta-feira (19), a COOPERDIB (Cooperativa de Leite de Dois Irmãos do Buriti) filiou-se à COOPLAF (Cooperativa de Leite da Agricultura Familiar), estabelecendo um acordo de intercooperação entre as duas entidades, inédito em Mato Grosso do Sul. A assinatura da filiação foi realizada na sede da COOPLAF, com a presença dos dirigentes das duas cooperativas, da Semagro, OCB/MS (Organização das Cooperativas do Brasil/MS) e Sicredi.
A partir de agora, os associados das duas cooperativas poderão comercializar a produção de leite para a fabricação de leite pasteurizado tipo C, bebida láctea e mussarela. “A COOPLAF já realiza essa operação. Ela vende o leite para a Laticínios Tradicional, em Sidrolândia, que fabrica esses itens com a marca da cooperativa. Esses produtos são vendidos, por meio do PNAE, para 40 escolas públicas em Terenos, Sidrolândia, Campo Grande e Dois Irmãos do Buriti. Com o acordo intercooperativas, os associados da COOPERDIB também poderão participar desse modelo de comercialização”, informou o superintendente de Meio Ambiente, Ciência e Tecnologia e Agricultura Familiar da Semagro, Rogério Beretta.
“Nós já estamos entregando 250 litros de leite por dia para a produção de itens com a nossa marca e que são vendidos para as escolas. Com a filiação da COOPERDIB, mais produtores da agricultura familiar vão participar dessa comercialização”, lembrou a presidente da COOPLAF, Carlinda Rezende.
Na avaliação do secretário Jaime Verruck, da Semagro, “o acesso a novos mercados é fundamental para fortalecer a agricultura familiar no Estado, assim como a união de esforços entre as cooperativas. Fomentar o cooperativismo é uma política de desenvolvimento que o governo do Estado formalizou em julho deste ano com a OCB/MS”.
Fonte: Semagro