Gripe: prevenir ainda é o melhor remédio
Data: 21/06/2019 00:00
Autor: OCB/MS
A Unimed Campo Grande traz algumas dicas de prevenção para essa época do ano
Com a chegada do inverno, aumenta a incidência de doenças respiratórias em relação a outras épocas do ano, pois os ambientes permanecem mais fechados, pouco arejados e favorecem a transmissão de vírus.
As doenças mais comuns neste período do ano são: gripes, resfriados, faringites, tosses, infecções de vias aéreas, entre outros. O caso mais recorrente é a gripe e neste caso específico a precaução ainda é o melhor remédio.
Como a transmissão da gripe acontece por meio de secreções respiratórias (tossir, espirrar ou falar), algumas dicas simples, porém eficazes, devem ser realizadas para auxiliar na prevenção da doença:
- Higienizar as mãos com água e sabão antes das refeições; antes de tocar os olhos, boca e nariz. O mesmo após tossir, espirrar ou usar o banheiro;
- Não compartilhar alimentos, copos, toalhas e objetos de uso pessoal;
- Proteger com lenços (preferencialmente descartáveis) a boca e o nariz ao espirrar para evitar disseminação de aerossóis;
- Manter ambientes bem ventilados;
- Evitar contato com pessoas que tenham manifestações de gripe.
Os indivíduos que sejam casos suspeitos ou confirmados devem ficar em repouso, ter alimentação balanceada e aumentar a ingestão de líquidos. A orientação é para que adultos gripados permaneçam em domicílio durante sete dias após o início dos sintomas e crianças ou pacientes imunodeprimidos durante 14 dias.
Outra recomendação relevante, tendo em vista essa epidemia sazonal, é para que as pessoas com suspeita de gripe ou outras doenças respiratórias cuja transmissão ocorre de pessoa para pessoa procurem seus médicos de referência, evitem locais com aglomerações e não utilizem medicamentos sem orientação médica, pois além de ser prejudicial à saúde, pode causar a resistência do vírus.
© Sistema OCB/MS 2024. Todos os direitos reservados
Av. Ceará, 2245 - Vila Célia
Campo Grande/MS