Chapeu

Cursos

1Onda

I Encontro Frencoop Nacional e Estadual faz parte das comemoracões da OCB/MS

Data: 13/05/2010 00:00

Em comemoracão ao Dia Internacional do Cooperativismo e aos 30 anos da OCB/MS, foi programado um dia repleto de atividades, nesta última sexta-feira, dia 03 de julho.  Uma dessas atividades foi o I Encontro da Frencoop Nacional e Estadual, que faz parte do Programa Brasil- Frencoop/OCB. Os anfitriões do encontro, Celso Régis, presidente da OCB/MS e o deputado estadual Reinaldo Azambuja abriram o evento. 'Mato Grosso do Sul é o Estado proporcionalmente com a maior representatividade política na Frencoop, por isso este encontro é tão importante. Vivemos um momento ímpar, marcado por grandes avancos no cooperativismo', afirma Régis. O coordenador da Frencoop/MS, o deputado estadual Reinado Azambuja, afirmou que o trabalho da frente em MS está apenas comecando e por isso é importante este contato com a frente nacional. O objetivo da Frencoop/MS é fortalecer o cooperativismo, um segmento que cresce no mundo todo, diminuindo desigualdades. No evento os parlamentares receberam a Agenda Parlamentar do Cooperativismo no MS.


Em Mato Grosso do Sul a Frencoop/MS conta com 16 membros, dos 24 deputados, já na Frencoop Nacional, MS conta 10 dos 11 parlamentares. O evento foi muito prestigiado por políticos e liderancas cooperativistas. Estavam presentes o governador de MS, André Puccinelli, os deputados membros da Frencoop/MS, o presidente da Frencoop Nacional, Odacir Zonta, o presidente da OCB, Márcio Freitas, o ex-ministro do MAPA e lideranca cooperativista mundial, Roberto Rodrigues e o governador de São Paulo, José Serra.


O cooperativismo foi a pauta do encontro. Freitas disse que é muito bom ver esse alinhamento entre as duas frentes, nacional e estadual e que por isso o cooperativismo é diferente das demais formas de organizacão econômica. 'A atitude das cooperativas foi diferente da atitude dos outros modelos de empresa em razão da crise econômica mundial. Segundo ele, diferente das demais empresas, as cooperativas demonstraram compromisso com as pessoas, por isso a representatividade política é tão importante', afirmou Freitas.


Segundo Roberto Rodrigues, o que diferencia um país desenvolvido de um não desenvolvido é o grau organizacão da sociedade. E para ele, o cooperativismo é o braco econômico da organizacão da sociedade.


Zonta disse ainda que onde há cooperativa o índice de Desenvolvimento Humano (IDH) é melhor. Segundo ele, nenhum presidente da República, quem quer que seja, poderá dispensar o cooperativismo do processo de desenvolvimento do País. Mesmo tendo importância para a economia, o Brasil ainda tem espaco para o desenvolvimento dessa forma de organizacão.


José Serra que encerrou o evento, disse que o cooperativismo é uma das estratégias para se enfrentar a crise, um segmento que se expandiu muito. 'O cooperativismo é uma forma avancada na gestão empresarial, pois une o capital e as pessoas'.

logo

© Sistema OCB/MS 2024. Todos os direitos reservados

localizacao

Av. Ceará, 2245 - Vila Célia
Campo Grande/MS