Chapeu

Cursos

1Onda

I Fórum do Ramo Agro reúne dirigentes do Estado e trata de inovacão e tecnologia

Data: 20/11/2019 00:00

Autor: Gabriela Borsari

No dia 19 de novembro, ocorreu o I Fórum do Ramo Agro que contou com a presenção de dirigentes, autoridades e lideranças do agronegócio. O evento teve o objetivo de promover a discussão sobre os principais desafios do setor, apresentar as soluções atuais, debater a inovação para a agricultura digital no país, bem como apresentar visões para o futuro em relação aos avanços tecnológicos.

A abertura foi feita pelo presidente da Casa do Cooperativismo, Celso Régis, que destacaou a importância do agro para a cooperativismo. “O ramo agro é um pilar importante para o cooperativismo e para a economia brasileira e por isso é primordial a atualização contante de tecnologias para sempre se manter competitivo no mercado internacional”, destacou.

Logo após ocorreu a assinatura da reformualçao do Programa Estadual de Desenvolvimento e Fortalecimento do Cooperativismo no Mato Grosso do Sul – Procoop entre a OCB/MS e o Governo do Estado, através da Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar – Semagro.

O objetivo desse programa é formalizar um instrumento legal que possibilite o desdobramento de projetos que visem fomentar o desenvolvimento econômico no Estado de Mato Grosso do Sul por intermédio de ações dos empreeendimentos cooperativos no Estado.

O evento ainda contou com a presença do superintendente do Ministério da Agricultura, Celso Martins; do secretário da Semagro, Jaime Verruck; do chefe-geral da Embrapa Gado de Corte, Ronney Robson Mamede; do presidente da Biosul, Roberto Hollanda e do presidente do Sistema Famasul, Maurício Saito.

Todos destacaram a importância do agronegócio para a economia, sobretudo do cooperativismo para o setor, já que é um propulsor de desenvolvimento e traz avanços para a sociedade.

“O setor do cooperativismo é o que mais faz investimentos em infraestrutura em nosso Estado e por isso, o Governo do Estado que fomentar cada mais esse setor que traz desenvolvimento para a região”, afirmou Verruck.

O primeiro palestrante do evento foi o Prof. Dr. Marcos Favas Neves que trouxe o "Cenário Agroeconômico atual", no qual ele abordou a posição do Brasil no mercado internacional. “A demanda por produtos do agro só irá aumentar nos próximos anos, principalmente devido ao aumento do consumo da China e isso coloca o Brasil numa posição privilegiada”, destacaou.

“O Brasil detém 50% das exportações de soja, isso traz um grande poder econômico para o agronegócio perante ao mundo. A sociedade como um todo apoia o agro e precisamos mostrar os benefícios que ele traz”, ressaltou.

Logo após foi a vez do Prof. Dr. Paulo Vicente Alves, onde ele falou como funciona a "Governança na Gestão das Organizações". “Nossa sociedade vive ciclos tecnológicos, que ditam as tendências econômicas e políticas. Todos os acontecimentos que estão ocorrendo no mundo, como diversos protestos, são reflexos desses ciclos. Hoje vivemos o ciclo da Telemática que deve durar até 2030”, explicou.

Ele ainda ressaltou que os grandes países desenvolvem e investem em pesquisa de novas tecnologias para se manterem competitivos no mercado. “Os Estados Unidos mandará uma mulher a Lua em 2024 e com isso o mercado receberá diversos produtos frutos da pesquisa desse projeto”, afirmou o professor.

Ele concluiu que mesmo o Brasil não realizando esses investimentos, o que faz o país ter uma posição estratégia é a questão territórios e os recursos naturais em abundância.

logo

© Sistema OCB/MS 2024. Todos os direitos reservados

localizacao

Av. Ceará, 2245 - Vila Célia
Campo Grande/MS