IBGE e OCB discutem realizacão do novo Censo Agropecuário
Data: 14/09/2017 00:00
Autor: OCB
Mais de 5,3 milhões de estabelecimentos agropecuários do país deverão receber a visita de um representante do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), até o fim de fevereiro do ano que vem. É que a partir do próximo dia 1º/10, a entidade dará início ao Censo Agropecuário, que conta com o apoio da Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB).
A última edição da pesquisa ocorreu há mais de 11 anos e as informações a serem coletadas são essenciais para a formulação de políticas públicas que contribuam com o desenvolvimento sustentável do setor.
O governo está investindo cerca de R$ 800 milhões nesse processo que envolve visitas e aplicação de questionários. O IBGE estima que cada entrevista com os produtores rurais demande até 45 minutos.
Para tratar das ações que envolvem as mais de 1,5 mil cooperativas agro do país, o presidente do Sistema OCB, Márcio Lopes de Freitas, recebeu nesta quarta-feira (13/9), em Brasília, o gerente técnico do Censo Agropecuário, Antônio Carlos Simões Florindo, e o coordenador operacional de Censos do IBGE, David Monteiro Dias.
Eles discutiram as estratégias de sensibilização a serem desenvolvidas junto aos cerca de 1 milhão de produtores rurais, vinculados a cooperativas agropecuárias. Na ocasião, o gerente técnico do Censo Agropecuário, Antônio Carlos Simões Florindo, conversou com a equipe do portal do Sistema OCB. Confira!
É fortalecer o relacionamento entre IBGE e a entidade máxima de representação do cooperativismo brasileiro. Com isso, contamos com o apoio na divulgação do Censo e, também, na disseminação de seu resultado, uma vez que, tão logo seja possível, faremos a entrega dos dados à OCB, de forma dirigida e otimizada. Assim, a Organização poderá trabalhar suas ações de desenvolvimento do cooperativismo brasileiro.
Para nós, essa parceria significa muito. Por meio dela, o IBGE está devolvendo à sociedade, ao segmento especializado que é o cooperativismo agropecuário, tudo aquilo que é produzido de forma oficial e pública, ou seja, o IBGE estará cumprindo sua missão de retratar o Brasil com as informações necessárias que nos mostrem a realidade do país. É aí que mora a fundamentação principal dessa parceria.
Na nossa visão, o cooperativismo tem assumido um papel cada vez mais significativo no setor produtivo. A estruturação do movimento cooperativista tem uma afinidade muito grande com a cidadania brasileira, seja pela gestão, realizada de forma democrática, seja pela valorização do produtor rural.
Então, a partir do momento que o cooperativismo responde por números tão significativos da nossa economia, tanto na produção agropecuária quanto na quantidade de estabelecimentos rurais, é necessário reconhecer a contribuição grande por parte da OCB e das cooperativas brasileiras.
Além disso, o que precisamos da OCB é que ela sensibilize os cooperados a participarem do Censo, já que nossa meta é atingir 100% dos estabelecimentos rurais.
Durante o Censo Agropecuário iremos buscar todas as informações do universo do setor produtivo nacional. Nossa expectativa é de visitar 5,3 milhões de estabelecimentos agro, a fim de levantar, por exemplo: as características das propriedades, o uso da terra, a área total, a infraestrutura, o maquinário, a mão-de-obra, o que produz, quanto produz, quanto custou produzir, os rendimentos, ou seja, pretendemos obter uma fotografia ampliada do setor.
Ao todo, temos 28 mil pessoas contratadas temporariamente e que estão sendo preparadas para atuar no Censo, em diversos cargos.
É importante dizer que o trabalho começa, efetivamente, no dia 1º de outubro e vai até o fim de fevereiro do ano que vem. Durante todo o processo, que será on line, faremos o acompanhamento e a análise dos resultados e, assim, que tivermos consolidado todas as etapas de validação da pesquisa, faremos a divulgação. Acreditamos que até meados de 2019 possamos divulgar os números oficiais do setor agropecuários.
Por fim, gostaria de pedir que as pessoas nos ajudem a realizar o censo agropecuário, respondendo as questões, afinal de contas, são elas que têm todas as informações a serem utilizadas na formulação de políticas públicas e que fortalecerão o próprio setor agropecuário. A participação de todos é muito importante. Quanto melhor o dado fornecido ao IBGE, melhor será o retorno desse dado à população.
Fonte: Sistema OCB
© Sistema OCB/MS 2024. Todos os direitos reservados
Av. Ceará, 2245 - Vila Célia
Campo Grande/MS