Chapeu

Cursos

1Onda

Ministério da Agricultura faz 148 anos

Data: 13/05/2010 00:00

Ao longo dos 148 anos de servicos prestados à populacão brasileira, comemorados nesta segunda-feira (28), o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) contribuiu para o Brasil se tornar o maior exportador mundial de carnes bovina e de frango, suco de laranja, café, acúcar e etanol de cana-de-acúcar. Nos últimos seis anos, as exportacões do agronegócio subiram 143%, consolidando a posicão do País de potência agrícola. Hoje, mais de um terco do Produto Interno Bruto (PIB) é proveniente da atividade, conforme dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
O investimento em pesquisa e a adocão de políticas de incentivo ao setor foram determinantes para que o Brasil alcancasse este patamar.

A producão nacional de grãos, por exemplo, cresceu quase 100 milhões de toneladas em 32 anos, data do primeiro levantamento da safra realizado pelo governo federal. A safra de grãos passou de 46,9 milhões de toneladas, em 1976, para 142,4 milhões de toneladas no ciclo 2007/2008. Os números correspondem a um aumento de 203%.


A sustentabilidade também faz parte das prioridades do ministério. Há três anos, o Mapa apóia políticas de producão sustentável, como os sistemas de Integracão Lavoura-Pecuária-Silvicultura, técnicas de plantio direto e manejo de microbacias hidrográficas. A Producão Integrada tem como objetivo produzir de forma sustentável, com certificacão pelo Mapa. Hoje, 56 projetos estão em andamento, entre eles, os de frutas, carnes, hortalicas, leite, grãos, mel e café. Outra conquista nesta atividade é a regulamentacão para a cultura de produtos orgânicos, que teve decreto publicado em dezembro de 2007. A norma representa o primeiro passo para o selo oficial de garantia, que atesta a origem e a qualidade desses alimentos.


Com a criacão do ministério, em 1860, foi nomeado o primeiro ministro da Agricultura, Joaquim José Ignácio, conhecido como Visconde de Inhaúma. Já naquele tempo, o enfoque da agricultura brasileira era subsidiar o trabalho rural e produzir excedentes para o mercado mundial, obtendo divisas para a importacão.


Para tornar as acões do Mapa mais efetivas no atendimento ao setor agrícola, foram criadas, modificadas e extintas reparticões, órgãos e entidades, ao longo da história. Hoje, cinco secretarias atuam nas áreas de defesa agropecuária, relacões internacionais, producão e agroenergia, desenvolvimento agropecuário e cooperativismo e política agrícola. A meta do Ministério da Agricultura é continuar abastecendo o Brasil e produzindo para o mundo. (Mapa)

logo

© Sistema OCB/MS 2024. Todos os direitos reservados

localizacao

Av. Ceará, 2245 - Vila Célia
Campo Grande/MS