Chapeu

Cursos

1Onda

Ministra da Agricultura recebe liderancas do Crédito e Agro

Data: 09/02/2015 00:00

Autor: OCB

Durante visita institucional, o Sistema OCB apresentou à ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Kátia Abreu, os principais destaques do cooperativismo agropecuário e de crédito, ressaltando sua importância para o dinamismo dos ramos, que vieram ao encontro das prioridades elencadas pela Ministra para o seu mandato. O encontro contou com a participação de dirigentes do cooperativismo, que debateram temas de interesse comuns ao Ministério, inclusive, o presidente do Sistema OCB/MS, Celso Régis estava presente.

O presidente do Sistema OCB, Márcio Lopes de Freitas, destacou a receptividade de Kátia Abreu com relação aos pleitos do setor. “Ela fez questão de conversar com todos os integrantes do grupo, composto por representantes de unidades estaduais, da Diretoria da OCB e, também, de cooperativas agropecuárias e de crédito”, comentou Márcio Freitas.

Kátia Abreu ouviu as demandas do cooperativismo, especialmente aquelas relacionadas com segurança jurídica, crédito rural, infraestrutura e logística e defesa agropecuária. Vale destacar, que todos os segmentos das cadeias produtivas do agronegócio estavam representados durante a reunião. 

A ministra da Agricultura afirmou que está atenta às demandas do setor e que trabalhará para solucionar todas as questões de forma rápida, com a ampla participação de todos. “Quero que saibam que estamos abertos às sugestões de vocês. Só quem trabalha na ponta é que conhece os desafios diários de produzir e de entregar a produção”, enfatizou Kátia Abreu. Segundo ela, os assuntos apresentados durante a reunião serão exaustivamente discutidos com o setor e com todos os elos da cadeia produtiva. “Nós queremos trabalhar para atender o agronegócio brasileiro e para isso é necessário ouvir todos os envolvidos. Conto com as informações e parceria do movimento cooperativista brasileiro”, reforça a Ministra. 

PLANO SAFRA – Durante a reunião, a ministra Kátia Abreu informou que o Mapa tem trabalhado para dar uma boa notícia aos agropecuaristas brasileiros, em breve. “Pela primeira vez, estamos ouvindo de um representante do governo federal que teremos mais que um plano safra, teremos um plano agrícola de longo prazo, ou seja, um planejamento da agropecuária do país. Isso para nós representa mais do que um plano de liberação de crédito, significa que o Mapa está pensando estrategicamente em um projeto estruturante para dar suporte ao produtor rural. Após essa reunião, nossa expectativa é extremamente positiva”, informa o presidente do Sistema OCB, Márcio Freitas.

RAMO CRÉDITO – Boa parte da reunião com a ministra da Agricultura serviu para apresentação do Sistema Nacional de Crédito Cooperativo. Segundo ela, o cooperativismo financeiro é uma grande alternativa para que os recursos do crédito rural sejam disponibilizados de forma mais efetiva aos produtores. 

“Hoje conversamos com representantes dos principais sistemas do cooperativismo de crédito do país, porque entendemos que é preciso apoiar esse setor. Nos Estados Unidos existe uma forte expressão do segmento no financiamento das atividades rurais e nós queremos que, aqui no Brasil, esse setor se fortaleça, porque onde tem cooperativa tem organização, profissionalismo, economia de escala e sentimento de pertencimento, já que o cooperado é dono do negócio. Nós que estamos nesta empreitada para que a classe média rural brasileira possa crescer recomendamos, sem dúvida nenhuma, o cooperativismo como grande caminho para realizar esse sonho”, concluiu Kátia Abreu.

 
Fonte: Sistema OCB
logo

© Sistema OCB/MS 2024. Todos os direitos reservados

localizacao

Av. Ceará, 2245 - Vila Célia
Campo Grande/MS