Município adquire cinco respiradores com ajuda de cooperativas e empresários de São Gabriel do Oeste
A Prefeitura de São Gabriel do Oeste adquiriu cinco respiradores mecânicos que serão utilizados para auxiliar no combate ao coronavírus na cidade. A aquisição contou com a colaboração de empresários do município, que organizaram uma ação beneficente para levantar R$ 180 mil para compra destes ventiladores.
Cooperoeste, Sicredi, Sindicato Rural, Produsoja e produtores associados garantiram a aquisição de três destes aparelhos, que foram entregues na manhã desta terça-feira (21) ao Hospital Municipal José Valdir Antunes de Oliveira. De acordo com Adriano Bortoluzzi, representante da Cooperoeste, as empresas estavam tentando viabilizar a compra desde fevereiro, antes mesmo da chegada da Covid-19 na região. “Nossa busca sempre foi pensando no futuro, em melhorias para colaborar com a cidade e garantir um atendimento ainda maior e melhor no nosso Hospital. A união de todas as empresas, empresários e cooperados só demonstra ainda mais o que a força da solidariedade pode fazer no apoio ao enfrentamento desta doença”, disse Adriano.
Para a presidente da Funsaúde, Dulcinéia Aparecida Munhoz Val, o momento é de grande alegria pela conquista dos respiradores. “Queremos agradecer aos parceiros do Hospital, pessoas de bom coração que se uniram em prol de uma causa maior. Além dos três equipamentos comprados com os valores doados, o Município adquiriu mais dois ventiladores. Em breve os aparelhos estarão instalados e os profissionais serão capacitados para operar em cinco novos leitos de terapia intensiva”, comentou.
O prefeito Jeferson Tomazoni também fez o seu agradecimento e ressaltou a importância da colaboração feita à Funsaúde. “São Gabriel do Oeste é terra de gente solidária, pessoas sempre dispostas a ajudar. Hoje estamos entregando mais esta conquista – 5 novos respiradores para atender exclusivamente ao povo são-gabrielense. Este é mais um avanço na luta contra a Covid-19 e um reforço na estrutura hospitalar para oferecer um maior suporte no atendimento à nossa população. Para aqueles que colaboraram com esta aquisição, fica aqui a nossa eterna gratidão”, concluiu o prefeito.
Cada respirador tem o custo médio de R$ 60 mil. Os ventiladores pulmonares adquiridos são da marca Leistung, modelo LUFT3 que contam com tecnologia touch screen integrada e oferece uma gama completa de modos ventilatórios, permitindo a monitoração da condição do paciente.
Fonte: site Idest