Chapeu

Cursos

1Onda

"Não há nada mais moderno que o cooperativismo", diz Igreja em seminário

Data: 21/02/2022 14:39

Autor: Gabriela Borsari

Na última sexta-feira, dia 18 de fevereiro, ocorreu o 4º Seminário Excelência em Gestão, que teve como objetivo proporcionar um momento de reflexão sobre temas relacionados à gestão e governança nas cooperativas.

O presidente do Sistema OCB/MS, Celso Régis, deu as boas-vindas e destacou o desempenho das cooperativas no PDGC- Programa de Desenvolvimento da Gestão das Cooperativas e desejou um ano produtivo a todos.

O evento também estabeleceu um link com o início do Ciclo 2022 do Programa de Desenvolvimento da Gestão das Cooperativas (PDGC), desenvolvido pelo Sescoop em parceria com Fundação Nacional da Qualidade (FNQ), com sua base no Modelo de Excelência da Gestão® (MEG) voltado ao desenvolvimento da autogestão das cooperativas.

E para inspirar as cooperativas, o seminário teve a participação de Arthur Igreja, que debateu sobre “A gestão sob a ótica da transformação digital”. Até que ponto criar um site ou digitalizar um processo, é de fato estar transformando seu negócio para se integrar as mudanças digitais ocorridas?

A pandemia acelerou o processo de digitalização das empresas e dos hábitos de consumo das pessoas, o que afetou diretamente a gestão dos negócios. 

“Até as relações estão se digitalizando e os sinais estão a nossa volta, é impossível não estar nesse mundo, até porque o Brasil é o país que mais usa smartphone e não podemos deixar de ter contato com tudo que está surgindo”, destacou.

E segundo o palestrante, migrar os processos para o mundo digital, não é uma transformação digital. É apenas levar a burocracia para meios digitais, sendo que o ideal é mudar e facilitar os processos através de meios digitais.

“E muita coisa está para acontecer, é desde 5G até Metaverso e não adianta querer negar essa revolução, porque vai acontecer de qualquer maneira. E não enxergar essas novas tecnologias como inimigas e sim como aliadas dos negócios”, explicou Igreja.

E as cooperativas sabem se reinventar. “Quanto mais eu estudo sobre inovação, mas eu estou convencido que não há nada mais moderno que o cooperativismo. É apenas inserir e acoplar a tecnologia no cotidiano da cooperativa, pois já está no DNA desses empreendimentos a inovação, o relacionamento e o compartilhamento”, finalizou ainda dizendo que tudo é um a questão do equilíbrio, como unir a tradição com a tecnologia.

A transmissão foi via canal do youtube do Sistema OCB/MS e está disponível no link www.youtube.com/ocbms

logo

© Sistema OCB/MS 2024. Todos os direitos reservados

localizacao

Av. Ceará, 2245 - Vila Célia
Campo Grande/MS